David Gilmour anuncia novo álbum “Luck and Strange” com novo single
O single de avanço “The Piper’s Call” já pode ser ouvido no player em baixo.
O novo álbum de David Gilmour “Luck and Strange” vai ser editado a 6 de setembro pela Sony Music.
“Luck and Strange” foi gravado ao longo de cinco meses entre Brighton e Londres, e é o primeiro álbum de novo material em nove anos. A produção foi de David Gilmour e Charlie Andrew, conhecido pelo seu trabalho com os ALT-J e Marika Hackman. «Convidámos o Charlie para ir lá a casa, ele foi, ouviu algumas maquetas e disse coisas como: ‘Porque é que tem de haver um solo de guitarra? Algumas não podem simplesmente acabar?’. Ele tem uma fantástica falta de conhecimento e respeito pelo meu passado. É muito direto, não fica deslumbrado, e eu adoro isso. É bom para mim, porque a última coisa que se quer é ter gente a aceitar tudo o que fazes», referiu David Gilmour sobre este novo relacionamento de trabalho.
A maioria das letras do álbum foi escrita por Polly Samson, co-autora e colaboradora de Gilmour desde há trinta anos. Samson explica que os temas líricos abordados em novo álbum «são escritos do ponto de vista do envelhecimento; a mortalidade é a constante. Passámos muito tempo durante e depois do confinamento a conversar e a pensar nesse tipo de coisas», elabora Gilmour. Para Polly Samson, a experiência de trabalho com Charlie Andrew foi libertadora. «Ele quer compreender o significado das canções, quer que todos os que tocam nelas sejam influenciados pelas ideias que estão nas letras. Adorei trabalhar com ele particularmente por essa razão.»
O álbum apresenta oito novas canções e uma belíssima versão de “Between Two Points”, dos The Montgolfier Brothers. A capa e o grafismo são do conceituado artista Anton Corbijn.
Participam no álbum os músicos Guy Pratt e Tom Herbert no baixo, Adam Betts, Steve Gadd e Steve DiStanislao na bateria, Rob Gentry e Roger Eno nos teclados. Os arranjos corais e de cordas são de Will Gardner. A canção homónima do álbum inclui a presença do já falecido teclista dos Pink Floyd, Richard Wright, gravada em 2007 numa sessão de improviso no celeiro da casa de David Gilmour.
Algumas participações surgiram através dos directos realizados nos confinamentos de 2020 e 2021 por Gilmour e pela família para uma audiência global; Romany Gilmour canta, toca harpa e é uma das vozes principais de “Between Two Points”. Gabriel Gilmour também faz coros.
A imagem de capa do álbum, fotografada e trabalhada por Anton Corbijn, é inspirada por uma letra escrita por Charlie Gilmour para “Scattered”, a canção final do alinhamento. Sobre o trabalho em família de “Luck and Strange”, David refere que «a Polly e eu temos escrito juntos nos últimos trinta anos e as transmissōes Von Trapped mostraram a grande amplitude da voz de Romany assim como a ligação com a harpa. Isso trouxe-me um sentimento de desvinculação do passado a que me sentia ligado, que me fez deitar fora essas regras e fazer o que me apetece. Tem-me dado muito prazer.»
Carrega no play para ver e ouvir “The Piper’s Call”.