Documentário “Patti Smith – Poeta do Rock” volta aos cinemas
O documentário de Anne Cutaïa e Sophie Peyrard sobre Patti Smith irá passar no grande ecrã de algumas salas de cinema de 25 a 31 de Julho de 2024.
Depois de estrear no Indie Lisboa e de ser exibido em salas de cinema, “Patti Smith – Poeta do Rock”, o documentário de Sophie Peyrard e Anne Cutaia vai voltar às salas de cinema, dando uma oportunidade única aos espectadores de ficarem a conhecer este filme sobre a vida da artista que irá celebrar 76 anos.
“Patti Smith, Poeta do Rock” está exibição até 31 de Julho nas salas Cinema City Alvalade, UCI Cinemas – El Corte Inglés, em Lisboa, e no UCI Arrábida 20, em Vila Nova de Gaia.
Abandonando New Jersey, onde deixou um bebé nascido no anonimato e uma vida que a sufocava, Patti Smith chega a New York, a capital americana da auto-reinvenção, no final da cultura pós-hippie. Com 20 anos, sem dinheiro, cabelo desgrenhado, acompanhada pelas Iluminações de Rimbaud e uma câmara Polaroid na mochila, é de liberdade que precisa. Custe o que custar, vai mudar tudo: os clichés do rock, a poesia, o elitismo cultural demasiado intelectual e os estereótipos de género. Poderia ter sido apenas uma faísca, mas o fogo arde há 50 anos.
Pode dizer-se que Patti Smith criou o seu próprio mito, mas, acima de tudo, fez da sua vida um manifesto, uma carta de amor aos marginalizados e aos excluídos da “norma”.
Recentemente, Patti Smith deu um concerto em Oeiras, recorda aqui.