Quantcast
Documentários de Joan Baez, Joe Lovano, Peter Doherty e Cyndi Lauper em exibição no DocLisboa 2023

Documentários de Joan Baez, Joe Lovano, Peter Doherty e Cyndi Lauper em exibição no DocLisboa 2023

Rodrigo Baptista

O DocLisboa decorre em várias salas de Lisboa entre os dias 19 e 29 de Outubro.

O DocLisboa está de volta em 2023 com a sua programação dedicada aos documentários e, como já é habitual, existe uma seleção dedicada aos documentários musicais, a Heart Beat.

Para a edição desde ano, a escolha recaiu em filmes sobre a cantautora Joan Baez, o saxofonista Joe Lovano, o músico post-punk Peter Doherty e a estrela pop dos anos 80, Cyndi Lauper.

“Joan Baez I Am A Noise”, de Karen O’Connor, Maeve O’Boyle e Miri Navasky é o primeiro documentário musical a ser exibido no festival. Retrato psicológico invulgarmente íntimo da cantautora e ativista, que avança e recua no tempo enquanto a acompanha na sua digressão de despedida e mergulha no seu arquivo extraordinário, incluindo filmes caseiros, diários, obras, cassetes de terapia e gravações áudio recém-descobertos. O registo expõe a sua vida no palco e fora dele – dos problemas emocionais ao longo da vida ao trabalho sobre os direitos cívicos e um romance desolador com um jovem Bob Dylan. Uma análise cativante de uma artista emblemática que nunca contou toda a verdade acerca da sua vida, como a viveu, até agora.

“Joan Baez I Am A Noise” vai ser exibido em duas sessões, a primeira acontece a 19 de Outubro no Cinema Ideal, e a segunda acontece a 26 de Outubro no Auditório Emilio Rui Vilar da Culturgest. Os bilhetes para ambas as datas podem ser adquiridos aqui.

“Lovano Supreme”, de Franco Maresco, é a segunda proposta da programação musical do DocLisboa 2023. Na Primavera de 2017, Franco Maresco convidou o grande saxofonista Joe Lovano para tocar em Palermo por ocasião do 50.º aniversário da morte de John Coltrane. Umas semanas mais tarde, encontraram-se em Bronxville, Nova Iorque, e passaram uma longa tarde a rememorar as origens sicilianas de Joe e o jazz. Seis anos e uma pandemia devastadora depois, o resultado é “Lovano Supreme, um filme que tenta juntar a música revolucionária de John Coltrane e a migração dos sicilianos para a América no início do século XX.
“Lovano Supreme” vai ser exibido em duas sessões, a primeira acontece a 20 de Outubro no Cinema Ideal, e a segunda acontece a 29 de Outubro na Sala Manuel de Oliveira do Cinema São Jorge . Os bilhetes para ambas as datas podem ser adquiridos aqui.

“Peter Doherty: Stranger in My Own Skin”, de Katia deVidas, é o retrato íntimo do cantautor punk inglês e vocalista lendário dos Libertines, Peter Doherty, enquanto mergulha nas profundezas da dependência precisamente no auge da sua popularidade. Ao longo de 10 anos, Peter Doherty foi filmado intimamente pela mulher, a realizadora e música Katia deVidas, que gravou mais de 200 horas de material exclusivo. Nas palavras do próprio artista, sentimos a luta comovente e emotiva de Doherty para superar os seus demónios e emergir novamente da escuridão para a luz.

“Peter Doherty: Stranger in My Own Skin” vai ser exibido em duas sessões, a primeira acontece a 25 de Outubro no Auditório Emilio Rui Vilar da Culturgest, e a segunda acontece a 28 de Outubro na Sala Manuel de Oliveira do Cinema São Jorge . Os bilhetes para ambas as datas podem ser adquiridos aqui.

“Let the Canary Sing”, de Alison Ellwood, acompanha a ascensão de Cyndi Lauper. Por meio de material nunca antes visto, entrevistas francas e histórias inauditas, acompanhamos Cyndi Lauper enquanto desbrava o seu próprio caminho após alcançar sucesso no topo das tabelas de música e continua a criar e a defender as suas crenças quatro décadas mais tarde. Retrato de uma artista pioneira, que deixou um legado assinalável, o filme também traz à luz o seu activismo, sublinhando o seu apoio incessante aos direitos das mulheres e LGBTQ. O filme contém entrevistas com alguns dos amigos mais próximos e membros da família de Cindy, incluindo Boy George, Billy Porter e Patti LaBelle.

“Let the Canary Sing” vai ser exibido em duas sessões, a primeira acontece a 26 de Outubro, no Auditório Emilio Rui Vilar da Culturgest, e a segunda acontece a 27 de Outubro na Sala Manuel de Oliveira do Cinema São Jorge. Os bilhetes para ambas as datas podem ser adquiridos aqui.  Para mais informações consulta o site do DocLisboa.