“Dois Quartetos Sobre o Mar” É o Novo Álbum de Mário Barreiros
Mário Barreiros editou um novo álbum no início de 2022. “Dois Quartetos Sobre o Mar” já está disponível para compra e audição nas plataformas digitais.
“Dois Quartetos Sobre o Mar” está disponível a partir de 17 de Janeiro de 2022, em todas as plataformas digitais e em edição física. É também um regresso ao Jazz e à Música Improvisada, ao lugar da total liberdade criativa, onde a técnica é só expressão.
«Um documentário, que é um retrato real sobre a vida dos oceanos, tornou-se no ponto de partida para esta criação em colectivo. Assim foi nascendo este trabalho de duas “moods” distintas, ora com o Quarteto Pacífico, com uma toada mais romântica, ora com o Quarteto Abissal, mais exploratório de águas densas e profundas. Este é um mergulho no misterioso grande azul, e na melhor das companhias», diz Mário Barreiros.
O disco é uma homenagem «a todas as pessoas que estão a cuidar do mar. Aos biólogos marinhos, às organizações não governamentais e, de certa forma, também àqueles pescadores que trabalham à nossa frente. Este é um mergulho no misterioso grande azul, e na melhor das companhias. Uma paisagem sonora em 8 andamentos, sobre o Mar e suas tonalidades».
“Só Ten o Corpo Memória” é o primeiro tema a ser revelado do novo disco de originais. Tem autoria do pianista galego Abe Rábade, e é aqui interpretado pelo Quarteto Pacifico: Mário Barreiros (bateria), Carlos Barretto (contrabaixo), Abe Rábade (piano) e Ricardo Toscano (sax alto). O segundo quarteto a assinar esta paisagem sonora em 8 andamento é composto por Demian Cabaud (contrabaixo), Miguel Meirinhos (piano), José Pedro Coelho (sax) e, naturalmente, Mário Barreiros na bateria.
Gravado no Atlântico Blue Studios em Lisboa, em Julho de 2021 e no Estúdio Cara no Porto, em Agosto de 2021, “Dois Quartetos sobre o Mar” é uma edição de autor (Mário Barreiros Edições), e a produção, mistura, masterização, fotografia e capa têm assinatura do próprio músico e produtor.
Foi também divulgado o vídeo do tema “Aquática”, o segundo single que é um original de Mário Barreiros, e interpretado pelo Quarteto Pacífico ou o chamado Quarteto de Lisboa.