Quantcast
Duran Duran anunciam reedição dos cinco primeiros álbuns de estúdio em LP e CD

Duran Duran anunciam reedição dos cinco primeiros álbuns de estúdio em LP e CD

Comunicado de Imprensa

Os Duran Duran anunciam a reedição dos seus primeiros cinco álbuns de estúdio – “Duran Duran”, “Rio”, “Seven and the Ragged Tiger”, “Notorious” e “Big Thing”.

Há muito fora de mercado, esta reedição marca a primeira vez, desde o seu lançamento original, que este conjunto de álbuns icónicos dos Duran Duran estará disponível em simultâneo nos formatos 1LP e 1CD, com áudio remasterizado. Os álbuns estarão disponíveis através da Warner Music a partir de 19 de Julho

Ambos os formatos 1LP e 1CD apresentarão as mais recentes remasterizações dos álbuns, com edições em vinil em que o corte do acetato foi realizado nos Abbey Road Studios. As artworks dos álbuns foram restauradas de acordo com o design original das capas, num trabalho supervisionado por Malcolm Garrett, o designer visionário por trás dos três primeiros álbuns da banda.

Os primeiros cinco álbuns do Duran Duran – “Duran Duran” de 1981, Rio de 1982, “Seven and the Ragged Tiger”, de 1983, “Notorious” de 1986 e “Big Thing” de 1988 – definiram o som e o estilo de gerações. Os seus aclamados singles como “Hungry Like the Wolf”, “Rio”, “Girls on Film” e “Save a Prayer” dominaram consistentemente as tabelas de singles em todo o mundo aquando do seu lançamento e continuam a marcar a vida de milhões de fãs. A música e a magia destes cinco álbuns impulsionaram a banda para a frente da cena musical, estabelecendo o estatuto dos Duran Duran como ícones culturais e um dos grupos mais influentes de todos os tempos. Agora, com 16 álbuns de estúdio na sua carreira discográfica, e ainda no activo em termos de novos lançamentos, os Duran Duran ainda tocam muitas dessas canções em concertos esgotados em todo o mundo.

Os cinco álbuns, que entre eles entraram em mais de vinte “Top 10” de tabelas de venda de álbuns em todo o mundo, dão-nos uma excelente ideia do que foram os primeiros anos dos Duran Duran. Aqui somos relembrados novamente da ousadia que definiu a era da sua estreia com o auto-intitulado “Duran Duran”. Um disco que solidificou completamente o som caraterístico da banda, ao mesmo tempo que marcou a angústia da viragem da década e introduziu uma nova ordem na pop britânica. Enquanto a abertura “Girls on Film” apresentava a primeira utilização de “found sound” na música com os seus instantaneamente reconhecíveis cliques de motor de câmara, e o choque apocalítico de ‘Planet Earth’ tomava conta do mundo, a inovação dos Duran Duran fornecia-nos as pistas do que a música pop britânica faria a seguir.

O ano entre o lançamento de Duran Duran e o início da era Rio foi marcado por um enorme crescimento artístico. O álbum elevou a banda a um estatuto global e produziu um trio de êxitos no Top 10 com “Save A Prayer”, “Rio” e “Hungry Like the Wolf”. Os dois últimos deram origem a alguns dos primeiros videoclipes de sempre, pelos quais legiões em todo o mundo se apaixonaram quando a MTV os lançou em alta rotação, ajudando também a banda a alcançar o superestrelato a nível global.

Estas conquistas prepararam o terreno para “Seven and the Ragged Tiger”, o primeiro Nº1 dos Duran Duran no Reino Unido. Verdadeiramente global no seu âmbito – gravado entre estúdios em França, Austrália e Caraíbas – o álbum abriu caminho para a Sing Blue Silver Tour, a sua maior tournée até então, e viu o single “The Reflex” atingir o # 1 da tabela de singles dos EUA, o primeiro single da banda a atingir tal posição neste país.

Depois do sucesso ao trabalhar com Nile Rodgers para reimaginar “The Reflex” e produzir “The Wild Boys” no mesmo ano, a banda voltou a contar com ele para produzir o próximo álbum de originais, “Notorious”. No primeiro álbum da banda como um trio, criaram o disco marcante dos Duran Duran que capturou o espírito experimental no núcleo da banda. Nunca um grupo pode ficar parado em termos criativos, e os Duran Duran expandiram-se para um grupo de nove elementos com uma secção de metais e cantores de apoio para a digressão de promoção do álbum “Big Thing”, apresentando o trabalho mais exploratório do grupo até à data.

A notícia das reedições chega no momento em que os Duran Duran se preparam para um grande verão de atividade ao vivo, incluindo uma actuação como cabeça de cartaz de um festival no Reino Unido, o Latitude Festival, a 28 de Julho.