Quantcast
Vedder reencontra-se com cameraman que o ajudou no famoso stage dive de 1992

Vedder reencontra-se com cameraman que o ajudou no famoso stage dive de 1992

António Maurício

«Ele [cameraman] contou-me uma história completamente diferente daquela que eu tinha na minha mente durante todos estes anos.»

Durante a performance dos Pearl Jam no festival PinkPop em 1992, Eddie Vedder executou um dos maiores (senão o maior) stage dive da sua carreira. Depois de subir à grua da câmara que estava a filmar o concerto, lançou-se de corpo para cima da multidão. Eddie sempre acreditou que o técnico responsável pela operação da câmara ainda guardasse rancor pela sua atitude, tal como explicitou este ano no mais recente concerto do festival, dia 15 de Junho:

«Alguém me enviou uma imagem do meu salto em 1992 e nessa mesma imagem o cameraman está a olhar para mim como se me quisesse matar. E na verdade, tinha todo o direito de o fazer. Eu tenho a imagem no corredor da minha casa e estou sempre a lembrar-me desse momento. Será que ainda está chateado comigo?»

Na verdade não estava chateado, só estava a tentar ajudar. Alguns dias antes do concerto de 2018, os Pearl Jam movimentaram-se por Amesterdão e conheceram um indivíduo local que conhecia o cameraman em questão! Encontraram-se e Eddie recebeu a redenção que sempre quis:

«Ele [cameraman] contou-me uma história completamente diferente daquela que eu tinha na minha mente durante todos estes anos. Sempre pensei que ele estivesse chateado comigo mas, na verdade, estava a falar com o restante pessoal para segurar a grua na componente inferior. Caso contrário, quando eu saltasse, aquilo ia tudo abaixo. Ou seja, não estava a gritar comigo, estava a gritar com a equipa lá em baixo para segurar o meu peso… Descobrir que o cameraman não esteve zangado comigo durante todos estes anos, fez-me sentir completamente perdoado.»

Revive o momento do stage dive no player abaixo.

Os Pearl Jam estão de regresso ao NOS Alive no dia 14 de Julho.