Quantcast
EDP ROCK STREET: Uma viagem sonora até África

EDP ROCK STREET: Uma viagem sonora até África

Redacção
AGÊNCIAZERO.NET

Na edição de 2018 do Rock in Rio Lisboa, a rua mais disputada da Cidade do Rock promove um encontro entre tradição e modernidade, ao som de nomes como Bonga, Selma Uamusse, Paulo Flores ou Kimi Djabaté.

Semba, Kilapanga, Funaná, Coladeira, Rumba, Jazz, Rock, Afro-Punk, Kwaito e Kuduro são alguns dos ritmos que vão passar por este Palco, que dá expressão à “música do mundo”.

A viagem pelos caminhos das Áfricas vai começar! África do Sul, Angola, Cabo Verde, Gana, Guiné-Bissau, Zimbabué, Mali, Guiné-Conacri, Mauritânia, Moçambique e República Democrática do Congo são alguns dos vários países que estarão representados na EDP Rock Street que, esta edição, usa a música, a arquitetura e os espetáculos de rua para mostrar a riqueza cultural do mais velho continente do mundo.

Uma rua que retrata a vitalidade criativa do continente africano e que espelha uma cultura global, onde a tradição e a modernidade se encontram, conjugando linguagens e sonoridades distintas que se inspiram, e que inspiram, a música do mundo.

Para Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, «a EDP Rock Street é já um sucesso consolidado junto dos visitantes da Cidade do Rock, que a cada edição encontram nesta rua manifestações artísticas e performances ímpares, além de se apresentar como um espaço privilegiado de festa, onde o público se sente ainda mais envolvido, podendo interagir com o espetáculo e com os próprios artistas».

No dia 23 de junho, o palco da EDP Rock Street estreia-se com o reportório de Kimi Djabaté que enaltece o amor, a amizade e a alegria, seguindo-se o género musical Gumbé de Tabanka Djaz, terminando o primeiro dia ao som de um dos mais belos timbres de África: Bonga.

No dia 24 de junho, o Hip Hop abre as hostilidades com samples de ritmos tradicionais de Cabo-Verde de Karlon, seguindo-se o Rock-Rumba e Funk futurista de Baloji e, ainda, Ferro Gaita, banda com sonoridade muito própria, cujo nome surge da combinação de dois instrumentos utilizados na música tradicional de Cabo-Verde.

O segundo fim-de-semana arranca com o ritmo hipnótico que atrai os amantes do Rock e da música Eletrónica de A’Mosi Just a Lable (Jack Nkanga), seguindo-se o músico, performer, poeta, videasta e artista plástico Nástio Mosquito com a sua DZZZZ band. Para encerrar o dia 29 de junho sobe ao palco Moh! Kouyaté, com uma música que reflete a vivência urbana e cosmopolita.

No último dia do festival (30 de junho), a EDP Rock Street fica a cargo das letras em Changana e em Chope (línguas de Moçambique) de Selma Uamusse, seguindo-se a sonoridade moderna de Batuk e, para fechar com chave de ouro, Paulo Flores, uma das principais referências da música de Angola.

A 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa tem data marcada para 23, 24, 29 e 30 de junho 2018. Os bilhetes diários e os passes para o segundo fim-de-semana do festival estão disponíveis nas lojas FNAC e em bilheteira.fnac.pt (Portugal), Blueticket.pt, Festicket e Ticketmaster (internacional) pelos preços de 69€ e 117€, respectivamente.

CARTAZ

23 de JUNHO
Palco Mundo
Muse
Haim
Bastille
Diogo Piçarra

Music Valley
Somersby Pool Party
Anavitória
Carolina Deslandes
Funkamente
Da Chick
Moullinex
DJ Vibe 35v50

EDP Rock Street
Kimi Djabaté
Tabanka Djaz
Bonga

24 de JUNHO
Palco Mundo

Bruno Mars
Demi Lovato
Anitta
Agir

Music Valley
Somersby Pool Party
Língua Franca
HMB
Bispo
Supa Squad
Dillaz
Mishlawi
Deejay Kamala

EDP Rock Street
Karlon
Baloji
Ferro Gaita

29 de JUNHO
Palco Mundo

The Killers
The Chemical Brothers
Xutos e Pontapés
James

Music Valley
Somersby Pool Party
Manel Cruz
Capitão Fausto
Revenge of the 90’s

EDP Rock Street
A’mosi Just a Lable
Nástio Mosquito & DZZZZ band
Moh! Kouyaté

30 de JUNHO
Palco Mundo
Katy Perry
Jessie J
Ivete Sangalo
Hailee Steinfeld

Music Valley
Somersby Pool Party
Blaya
Carlão
Karetus
Diego Miranda
Vintage Culture

EDP Rock Street
Selma Uamusse
Batuk
Paulo Flores