sound particles

Empresa Portuguesa Sound Particles Recebe Financiamento de 2,5 Milhões de Euros

01/06/2022

A empresa é a responsável pelo software de áudio utilizado no filme “Dune” que ganhou um Óscar na categoria de “Melhor Som”.

Sound Particles é uma startup de Leiria que desenvolveu um software de áudio 3D especialmente para a criação de ambientes e paisagens sonoras épicas. Este software foi o que levou o filme “Dune”, de Denis Villeneuve, a ganhar o Óscar de “Melhor Som” em 2022. O software de áudio 3D está presente em inúmeras produções da indústria cinematográfica como “Game of Thrones”, “Star Wars”, “Frozen”, “Star Trek” e videojogos como “Fortnite”.

A empresa portuguesa anunciou o investimento de 2,5 milhões de euros num «marketplace de sons», numa «experiência imersiva de som para auscultadores” e também no “metaverso”. O investimento foi co-liderado pelo Indico Capital, a Iberis e o Fundo 200M. Alex Hoye (ex-executivo da Disney) juntou-se à Sound Particles como administrador não-executivo para apoiar esta fase de crescimento da startup de Leiria.

Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles, comenta: «Em 2019, a Sound Particles recebeu o seu primeiro investimento de 400 mil euros e, mais tarde, recebeu mais 1,25 milhões de euros através do SME Instrument da União Europeia. Esta nova ronda de 2,5 milhões de euros permitirá à Sound Particles introduzir novos e inovadores desenvolvimentos tecnológicos, reforçar a sua presença no mercado internacional através de um novo escritório em Los Angeles e promover o crescimento orgânico.»

PRÓXIMOS EVENTOS