Feist Abandona Tour com Arcade Fire
Depois das acusações de abusos sexuais contra Win Butler, Feist abandona a digressão com a banda.
Leslie Feist estava confirmada como a responsável por abrir os concertos da nova digressão dos Arcade Fire, incluindo os concertos em Portugal já esgotados.
Depois das acusações de várias mulheres contra Win Butler, Feist anunciou que vai «voltar para casa», abandonando assim a tour.
Há uns dias atrás, a Pitchfork publicou um extenso artigo onde relata os testemunhos de várias mulheres com acusações de conduta sexual imprópria de Win Butler, vocalista dos Arcade Fire.
Butler admitiu que manteve relações sexuais com todas as mulheres, mas que todas foram consentidas. «A maioria dessas relações foi de curta duração, e são do conhecimento da minha esposa [Régine Chassagne, também membro dos Arcade Fire] no passado, o nosso casamento foi mais não convencional do que o habitual. Eu relacionei-me com as pessoas diretamente, em concertos e através das redes sociais, e enviei mensagens das quais não me orgulho. Mais importante ainda, cada uma dessas interações foi mútua e sempre entre adultos que consentiram. Nunca toquei numa mulher contra a sua vontade e qualquer insinuação de que o tenha feito é falsa. Nego veementemente qualquer sugestão de que me impus a uma mulher ou exigi favores sexuais. Isso simplesmente, e inequivocamente, nunca aconteceu», diz em comunicado.
Feist, apesar de ainda ter feito os dois primeiros concerto da tour e nos quais todos os fundos adquiridos com o seu merchandising foram doados para a associação Women’s Aid Dublin, decidiu que não tinha condições para continuar perante as acusações.
Em comunicado conta que «Estava num pub em Dublin, depois de ensaiar com a minha banda, quando li a mesma notícia que vocês. Não tivemos tempo para nos prepararmos para o que aí vinha, muito menos para não atravessarmos o oceano. Isto tem sido incrivelmente difícil para mim e nem imagino para as pessoas que fizeram as acusações. Acima de tudo, quero que todos os afetados fiquem bem.»
Acrescentando, «ficar na digressão significaria que estou a defender o Win Butler ou a ignorar o mal que ele fez, e abandoná-la faria de mim o juiz. […] Esta situação toca-nos a todos e não há uma só forma de nos curarmos, nem uma só forma de reabilitar os abusadores. Não vou resolver nada abandonando a digressão, e não posso resolver nada ficando. Mas não posso continuar.»
Em baixo podes ler o comunicado completo da cantora.
Os Arcade Fire ainda nada disseram sobre a decisão de Feist.
A tour de apresentação do novo álbum “WE” chega a Portugal em dose dupla nos dias 22 e 23 de Setembro no Campo Pequeno. Dois concertos já esgotados.