Festival Authentica 2024: Cian Ducrot, The Kooks e James em destaque no festival de Braga
A produtora do evento confirma o regresso do festival em 2025, marcando presença nos dias 17 e 18 de outubro no Forum Braga.
Em 2024, o Festival Authentica consolidou a sua posição como o maior festival de Inverno indoor de Portugal, mostrando que está no caminho certo para alcançar o sonho de ser o maior da Europa, uma ambição já anunciada no nascimento do projeto. Com uma organização exemplar e dois dias de espetáculos memoráveis, o evento, realizado em Braga, impressionou tanto pela estrutura, quanto pela diversidade de artistas e de públicos.
A infraestrutura foi amplamente elogiada, destacando-se os seguintes aspetos: Boa variedade de opções na praça de alimentação: variedade de opções e elevada qualidade, bom ambiente ao nível da segurança e casas de banho limpas e em número adequado.
Esses elementos colocam o Authentica no Top 3 de organização de festivais em Portugal, segundo muitos participantes. «Pelo número de bilhetes vendidos, é a melhor edição de sempre», comentou Marco Polónio, promotor do festival, acrescentando ainda: «o segundo dia é o mais forte em termos de vendas, e os emblemáticos James estão a atrair ainda mais público para o evento.»
Entre os destaques do cartaz deste ano estiveram James, Luísa Sonza, Cian Ducrot, Nininho Vaz Maia, The Kooks, entre outros.
O festival continua fiel à sua proposta original: criar uma simbiose entre o passado e a modernidade, dando origem a uma fusão de culturas, estilos e cores. E nesse aspeto, os organizadores têm motivos para se orgulhar. O alinhamento foi diversificado e ecléctico: enquanto os clássicos James actuavam no palco principal para um público mais velho, no palco secundário, artistas como L7NNON e Chefin cativavam um público infanto-juvenil, que entoava as suas músicas do início ao fim.
Em 2024, destacamos três grandes concertos ao segundo dia. Cian Ducrot é um talentoso cantor e compositor irlandês, muito elogiado pela crítica internacional e que fez fama rápida de forma bastante contemporânea. Conhecido pelo uso do TikTok para conquistar fãs, emocionou a audiência com o seu repertório de melodias cruas que contam histórias de vida angustiadas e comoventes. Emocionou o público com melodias ao piano e refrões poderosos, para além de interpretar a sua clássica “All For You”, encantou com baladas como “Part Of Me” e “I’ll Be Waiting”. Houve ainda tempo para uma homenagem a Elton John, com uma belíssima versão de “Tiny Dancer”. Um espetáculo intimista que deixou o público rendido em vários sentidos.
Logo a seguir a Cian entraram os The Kooks, a icónica banda britânica, subiram ao palco com um alinhamento recheado de êxitos radiofónicos. A cada canção, parecia estarmos a ouvir a banda sonora das gerações Z e Alpha. Temas como “She Moves In Her Own Way”, “Naive” e “Sofa Song” levaram o público ao rubro, enquanto todos se preparavam para o grande concerto do festival. Sim, os James fizeram as honras de atração principal da segunda noite do festival.
“É chover no molhado” falar da interação amorosa dos James com o público português. A ligação especial da banda ao público português é amplamente reconhecida, tendo atingido o auge em 2014, com um concerto histórico na Estação de São Bento, no Porto — um momento que ficou para sempre gravado na memória coletiva. Quem lá esteve sabe que essa relação não é uma relação qualquer. Saul Davies, violinista da banda, vive em Portugal e refere-se ao país como a “terra espiritual” dos James.
Com um repertório praticamente todo cantado junto com o público, a banda desfilou no palco principal temas como “Laid”, “Way Over Your Head”, “Sit Down” e a lindíssima “Getting Away With It (All Messed Up)”, sendo os pontos altos da noite. Tim Booth não só declarou várias vezes o seu amor pelo público, como também se lançou, literalmente nos braços dos fãs, criando momentos de pura conexão. Quem já viu os James fora de Portugal sabe que esta relação é verdadeiramente única.
O Festival Authentica não é apenas um evento; é um marco cultural descentralizado em Braga que merece vida longa. Que venha a próxima edição já marcada para dias 17 e 18 de outubro de 2025 no Forum Braga. «Esta mudança de datas reflete a ambição do Festival Authentica de proporcionar uma experiência ainda mais completa e adaptada às agendas de diferentes artistas, garantindo que continua a apresentar um evento de qualidade excecional. Apesar da antecipação, o espírito acolhedor e vibrante que define o Authentica manter-se-á intacto, assegurando momentos únicos e inesquecíveis», explicou o promotor.