Festival Authentica 2024: Mais uma edição bem sucedida do maior festival de Inverno de Portugal
No primeiro dia o festival recebeu as actuações de Luísa Sonza, Lukas Graham, Piruka e Nininho Vaz Maia.
Em 2024, o Festival Authentica consolidou a sua posição como o maior festival de Inverno indoor de Portugal, mostrando que está no caminho certo para alcançar o sonho de ser o maior da Europa, uma ambição já anunciada no nascimento do projeto. Com uma organização exemplar e dois dias de espetáculos memoráveis, o evento, realizado em Braga, impressionou tanto pela estrutura, quanto pela diversidade de artistas e de públicos.
A infraestrutura foi amplamente elogiada, destacando-se os seguintes aspetos: Boa variedade de opções na praça de alimentação: variedade de opções e elevada qualidade, bom ambiente ao nível da segurança e casas de banho limpas e em número adequado.
Esses elementos colocam o Authentica no Top 3 de organização de festivais em Portugal, segundo muitos participantes. «Pelo número de bilhetes vendidos, é a melhor edição de sempre», comentou Marco Polónio, promotor do festival, acrescentando ainda: «o segundo dia é o mais forte em termos de vendas, e os emblemáticos James estão a atrair ainda mais público para o evento.»
Entre os destaques do cartaz deste ano estiveram James, Luísa Sonza, Cian Ducrot, Nininho Vaz Maia, The Kooks, entre outros.
O festival continua fiel à sua proposta original: criar uma simbiose entre o passado e a modernidade, dando origem a uma fusão de culturas, estilos e cores. E nesse aspeto, os organizadores têm motivos para se orgulhar. O alinhamento foi diversificado e ecléctico: enquanto os clássicos James actuavam no palco principal para um público mais velho, no palco secundário, artistas como L7NNON e Chefin cativavam um público infanto-juvenil, que entoava as suas músicas do início ao fim.
A abertura do Festival Authentica, dia 6 de dezembro, ficou marcada pela força dos ritmos urbanos e pela intensidade emocional dos concertos. No Palco Authentica, Nininho Vaz Maia foi recebido em apoteose, mostrando porque é um dos artistas mais acarinhados pelo público português. Temas como “Bebé”, “Hoje Estou Chateado” e “Foste Embora” levaram o público ao rubro. O artista não deu autorização para aos fotógrafos profissionais para captar imagens do concerto.
Uma das artistas mais esperada da noite, Luísa Sonza, hipnotizou a audiência com uma performance poderosa e envolvente, recheada de sucessos como “Chico” e “Sagrado Profano”. Luísa, que ainda dará um concerto em Lisboa, no dia 9 de Dezembro às 21h30 no Sagres Campo Pequeno, Lisboa, deixou Braga rendida ao seu carisma e energia.
O ponto alto do primeiro dia veio com Lukas Graham, cuja interpretação emocionante de “7 Years” levou o público às lágrimas, num momento memorável que ficará para sempre na história do festival.
Para fechar a noite, Danni Gato transformou o Forum Braga numa pista de dança gigante, com uma performance eletrónica contagiante que manteve a plateia em movimento até ao último beat. No Palco Urban, o talento urbano não ficou atrás com Domingues e a DJ Allexia.
Piruka trouxe a sua autenticidade característica deste palco, com letras que conectam profundamente com os fãs e momentos de grande interação com o público.
MC Cabelinho, por sua vez, entregou uma atuação explosiva, com a fusão de ritmos brasileiros que não deixou ninguém indiferente.