Quantcast
Festival de Glastonbury: Níveis Perigosos de MDMA e Cocaína no Rio Whitelake

Festival de Glastonbury: Níveis Perigosos de MDMA e Cocaína no Rio Whitelake

Redacção

Os investigadores atribuem à micção pública no Festival de Glastonbury em 2019 os níveis perigosos de MDMA e cocaína encontrados no Rio Whitelake, que corre junto ao recinto do festival.

Segundo relata a BBC, medições feitas antes, durante e depois do festival há dois anos descobriram que as concentrações de MDMA tinham quadruplicado na água na semana seguinte ao festival, principalmente devido à infiltração na água do rio a partir do solo nos terrenos do Glastonbury.

«Infelizmente, a proximidade do Festival de Glastonbury a um rio faz com que as drogas consumidas pelos participantes do festival tenham pouco tempo para se degradarem no solo antes de entrarem no frágil ecossistema de água doce», disse à BBC um dos cientistas ligados ao estudo agora divulgado.

Um porta-voz do festival já respondeu: «A protecção dos nossos cursos de água e da vida selvagem locais é de extrema importância para nós e temos um regime de amostragem exaustivo e bem sucedido dos cursos de água durante cada edição do festival, tal como acordado com a Agência do Ambiente. Estamos conscientes de que a maior ameaça aos nossos cursos de água – e à vida selvagem para a qual eles fornecem um habitat – vem dos festivaleiros que urinam na terra».

Tanto as edições de 2020 como de 2021 do Festival de Glastonbury foram canceladas devido à pandemia. O festival está actualmente programado para regressar em Junho de 2022.