Quantcast
Festival Imaterial 2023: Programação completa com entrada livre anunciada

Festival Imaterial 2023: Programação completa com entrada livre anunciada

André Santos

De 19 a 27 de Maio serão marcados pelo Festival Imaterial em Évora.

Organizado pela Câmara Municipal de Évora e pela Fundação Inatel, o Festival Imaterial terá diversos concertos, um ciclo de cinema documental, conferências, passeios pelo património e a atribuição do Prémio Imaterial a Paulo Lima.

Durante estes dias e com acesso gratuito, Évora cujo centro histórico é Património da Humanidade, proporcionará um inigualável encontro de culturas. Um encontro de novas formas de nos pensarmos como coletivo. A música como partilha coletiva, as histórias como narrativas que se desprendem das canções e estendem-se para lá dos palcos, o canto como prolongamento da mesa de refeições, as ruas como lugares naturais para que a música se escute e se misture com os sons da cidade.

No ciclo de cinema, os visitantes terão a oportunidade de experienciar um pouco de Cuba, Mali, Moçambique, Polónia e Senegal.  Não esquecer que haverá a possibilidade de conversar com o realizador Tony Gatlif o debate sobre o futuro do cante e como Évora enquanto capital europeia da cultura pode com esta missão reposicionar todo um legado cultural no mundo?

O ciclo musical dispõem de diversos nomes da esfera mundial. Entre eles podemos encontrar a portuguesa, Ana Lua Caiano, Kaito Winse, de Burkina Faso, a mexicana Silvana Estrada, Kadinelia, da Grécia e Danûk, do Curdistão.

Mas não ficamos por aqui, também estão confirmados os Huelgas Ensemble e a seu cargo fica a abertura do festival com um concerto único que decorrerá na Sé Catedral de Évora, naquele que será um espetáculo dedicado a Vicente Lusitano. Vindo de  Marrocos, os Master Musicians of Jajouka e da Geórgia os Iberi Choir, Kayhan Kalhor Trio do Mali. Os sons da India chegam com Sougata Roy Chowdhury Nihar Mehta.e do Irão Kayhan Kalhor & Kiya Tabassian & Behnam SamaniKalhor. Da região da Extremadura La Kaita, do Burundi os The Drummers of Burundi e da Letónia as Tautumeitas. O encerramento será em português com Os Ganhões de Castro Verde & Paulo Ribeiro.

Apesar da entrada livre do Festival Imaterial, deves reservar o teu bilhete BOL ou através do telefone 266 703 112/Teatro Garcia de Resende, de segunda a sexta 9h30 – 12h30 / 14h00 – 17h30. As reservas são limitadas a 4 bilhetes máximo por pessoa, e são válidas até 30 minutos antes do espetáculo, após essa hora os bilhetes de reservas serão libertados para público no local, não sendo garantidas excepções a nenhuma reserva.

Se quiseres mais informação acede ao site do festival.