Festival Rising Stars: Fundação Calouste Gulbenkian de Portas Abertas com event
Lukas Sternath, Carlos Ferreira, Benjamin Kruithof, Quatuor Agate e Matilda Lloyd são os nomes que vai poder ouvir no festival Rising Stars – Portas Abertas.
A Fundação Calouste Gulbenkian abre as suas portas para um fim de semana dedicado à música e aos novos talentos europeus, com o festival Rising Stars – Portas Abertas. Nos dias 8 e 9 de março, o público poderá desfrutar de uma programação diversificada, celebrando a genialidade de jovens músicos em ascensão.
Integrado na rede ECHO – European Concert Hall Organisation, este evento apresenta seis concertos de entrada gratuita, proporcionando uma experiência musical intensa e única. Rising Stars é um ciclo reconhecido internacionalmente por dar palco a intérpretes promissores, oferecendo ao público a oportunidade de assistir ao vivo ao talento de uma nova geração de músicos.
Além dos concertos, o programa contará com atividades para toda a família, com iniciativas que incluem workshops, performances, masterclasses, visitas de bastidores e outras experiências que tornarão este fim-de-semana numa verdadeira festa da música.
Mais informação, aqui.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 08 de março | Grande Auditório
Lukas Sternath / Piano | 17:00
Vencedor do Prémio ARD de Munique (2022), Lukas Sternath tornou-se uma estrela em ascensão no mundo do piano. No seu recital, interpretará obras de Sofia Gubaidulina, Erik Satie, György Ligeti e uma nova composição encomendada à violinista e compositora Patricia Kopatchinskaja.
Carlos Ferreira / Clarinete | 19:00
Reconhecido como um dos grandes clarinetistas da sua geração, Carlos Ferreira foi recentemente nomeado clarinetista principal da Concertgebouworkest, uma das mais prestigiadas orquestras do mundo. O programa incluirá peças de Claude Debussy, Leonard Bernstein e Pierre Boulez.
Domingo, 09 de março Grande Auditório
Benjamin Kruithof / Violoncelo | 15:00
Vencedor de múltiplos prémios na categoria de violoncelo, incluindo o Concurso Georges Enescu (2022), em Budapeste, Benjamin Kruithof integra o ciclo Rising Stars com um programa que inclui obras de Sergei Rachmaninov, Nadia Boulanger e “Reverie”, uma encomenda da compositora Sally Beamish.
Quatuor Agate / Quarteto de Cordas | 17:00
Oriundo do sul de França, mas com uma forte ligação a Berlim, o Quatuor Agate inspira-se na riqueza cultural da capital alemã. O programa do recital inclui obras de György Ligeti, Maurice Ravel e Anna Korsun.
Matilda Lloyd / Trompete | 19:00
Descrita pela Fanfare Magazine como uma artista que “molda a música como uma excelente cantora”, a trompetista britânica Matilda Lloyd apresenta-se no Grande Auditório acompanhada pelo pianista Jonathan Ware.