Quantcast
Filipe Sambado leva “Gémea Analógica” a várias cidades portuguesas

Filipe Sambado leva “Gémea Analógica” a várias cidades portuguesas

Comunicado de Imprensa
Catarina Santos

Entre Fevereiro e Junho, Filipe Sambado continua a apresentar a sua “Gémea Analógica” a Portugal.

“Gémea Analógica” é o nome do espectáculo de concertos acústicos que Filipe Sambado levou para a estrada no ano findado, na sequência de “Três Anos de Escorpião em Touro” (2023), a partir dos quais foram gravados e agora editados num disco com o mesmo nome, e com uma edição em cassete pela Revolve.

Ao despir a imponente expressividade da produção das versões de estúdio, não fica a descoberto somente o seu lado intimo e frágil: descobre-se a própria pele da canção. Poder-se-ia dizer, portanto, que “Gémea Analógica” não se propõe a evidenciar o contraste, mas antes um aprofundamento ou regresso à génese das próprias de Três Anos de Escorpião em Touro.

No entanto, Sambado não se perde nem prende com essa aparente contradição, e mostra, outra vez, que é possível reunir duas ideias aparentemente diferentes na mesma canção.

Os concertos a solo permitem-me uma aproximação muito generosa com o público, são um momento de partilha encaixado em versões minimizadas das canções. Poder ouvir o público por cima da música e da minha performance condiciona-me e envolve-me em pensamentos e sensações. Vim aprendendo a lidar com isso e a permitir-me reagir aos estímulos. Como na composição e na génese das canções este formato de concertos reproduz e recria a urgência destas. É muito intenso poder sentir a dinâmica e a retribuição do público.

PROGRAMAÇÃO
22 FEV | GrETUA, Aveiro
14 MAR | Bang Venue, Torres Vedras
22 MAR | Passos Manuel, Porto
4 ABR | Salão Brazil, Coimbra
5 ABR | Carmo 81, Viseu
26 ABR | Galeria Zé dos Bois, Lisboa
28 JUN | Festival MED, Loulé