Quantcast
Financiamento de Carreiras Musicais: o papel dos investimentos e dos créditos

Financiamento de Carreiras Musicais: o papel dos investimentos e dos créditos

Comunicado de Imprensa

A carreira de músico profissional apresenta várias exigências, especialmente no que à música clássica diz respeito, já que não só a formação é longa e difícil, mas porque o preço dos instrumentos e dos diversos apetrechos que os constituem são gradualmente mais caros à medida que o músico se torna profissional.

Para se ter uma ideia, um violino profissional tem um custo médio entre os 3 mil e os 4 mil euros, enquanto um violoncelo pode ir dos 1500 aos 3 mil euros. Estes são apenas dois exemplos, mas a estes custos temos ainda que acrescentar a substituição regular de peças do instrumento e o inevitável desgaste que leva um músico profissional a trocar de instrumento.

Tudo somado, desde a formação até à profissionalização, um músico vai gastar milhares de euros até poder capitalizar o investimento.
O papel dos investimentos e dos créditos

Apesar de tudo isto, o investimento pode compensar, já que, em média, um músico a tempo inteiro numa orquestra pode ganhar mais de 2 mil euros por mês, montante que pode ser ainda mais elevado se conseguir um lugar numa orquestra estrangeira com créditos firmados no panorama internacional e/ou dar aulas.

O mundo da música profissional não é, obviamente, feito apenas de música clássica, mas mesmo na chamada música comercial, mais ou menos independente, os gastos são enormes e as receitas dos espetáculos, discos e royalties, nem sempre são os esperados, colocando, deste modo, entraves à necessária manutenção dos instrumentos e gastos conexos à profissão.

Os sonhos não têm preço e são esses sonhos que iniciantes e profissionais seguem no intuito de não só fazerem música, mas também viverem da música. Contudo, terá que existir sempre, pelo menos, um investimento inicial na formação e compra de instrumentos musicais de aprendizagem, formação e instrumentos que custam dinheiro.

Na ausência de uma política educacional e cultural que dê à Música a importância que ela tem no desenvolvimento e bem-estar da comunidade, os créditos, nomeadamente o crédito pessoal, assumem-se como um dos garantes de que os sonhos musicais de milhares de portugueses não morrem.

Como referimos, pelos valores, prazos de reembolso e taxas de juro, o crédito pessoal é a ferramenta financeira em que mais portugueses confiam quando o assunto é investir, inclusive na música.

Por norma, um crédito pessoal oferece valores de financiamento entre os 200 euros e os 75 mil euros com prazos de reembolso entre 24 e 84 meses, tempo que permite uma gestão financeira mais pacífica e racional por parte dos clientes. Além destas vantagens, com a digitalização dos serviços bancários, a contratação de um crédito pessoal tornou-se mais rápida, menos burocrática e, como tal, mais acessível à maior parte dos portugueses.

Se não acredita, veja o seguinte exemplo:
O seu filho começou a sua formação musical em piano no Conservatório há 6 anos e está a poucos anos de se tornar um músico profissional, porém, o seu velho piano já não lhe permite evoluir e os recitais começam a tornar-se presença assídua na sua agenda.

Pela qualidade e estado de formação avançado, exige-se que o novo piano tenha qualidade profissional, mas tal ira custar-lhe cerca de 35 mil euros.

Face ao elevado preço, a decisão passa por contrair um crédito pessoal no valor de 40 mil euros a pagar em 84 meses.

Com uma pesquisa na Internet, acaba por entrar na página de crédito pessoal da Credibom, instituição de crédito que, em 2023, foi eleita pelos consumidores portugueses como marca “Escolha do Consumidor” e “5 Estrelas” pela excelência e diversidade dos seus produtos financeiros, que nos oferece valores de financiamento entre os 5 mil e os 75 mil euros, prazos de reembolso entre 24 e 84 meses, taxas de juro de 5,99% a 9,95% (TAN) e de 8,54% a 13,58% (TAEG) e flexibilidade na escolha da data do débito da prestação.

Através do simulador online que a página lhe oferece e tendo em conta o montante e prazo de reembolso pretendido, o resultado apresenta-lhe uma mensalidade de 671, 26 euros, valor em linha com as suas possibilidades financeiras.

Como a proposta lhe agrada, basta-lhe clicar na barra “Fazer Pedido” para dar início ao processo de contratação. Depois de clicar na barra, será reencaminhado para o preenchimento de um formulário online, formulário ao qual deve anexar os documentos exigidos antes de submeter o pedido par análise.

A análise será célere e, no caso de a resposta ser positiva, irá receber o dinheiro para a compra do piano no prazo de dois dias úteis.