Fleetwood Mac: Coletânea destaca 19 faixas essenciais dos primeiros álbuns da banda
“Best Of Fleetwood Mac (1969-1974)” com versões em CD e 2 LP disponíveis na Rhino em 26 de Julho.
No final dos anos 60, Mick Fleetwood, Peter Green, John McVie e Jeremy Spencer lançaram as bases da que viria a ser uma das bandas de maior sucesso da história do rock, os Fleetwood Mac. Agora, a Rhino está a celebrar os primeiros anos da banda com uma compilação que apresenta 19 faixas essenciais.
“Best Of Fleetwood Mac (1969-1974)” estará disponível a 26 de Julho na Rhino em CD, duplo LP em vinil preto de 180 gramas e edição limitada em vinil azul-marinho.
A nova coletânea abrange um prolífico período de cinco anos que começou em 1969, depois da banda ter assinado com a Reprise Records. Inclui canções seleccionadas de sete álbuns de estúdio: “Then Play On” (1969), “Kiln House” (1970), “Future Games” (1971), “Bare Trees” (1972), “Penguin” (1973), “Mystery To Me” (1973) e “Heroes Are Hard To Find” (1974).
Esses álbuns alimentaram a popularidade inicial dos Fleetwood Mac no Reino Unido e catapultaram-nos para o Top 10 com singles como “Oh Well – Pt. 1” e “The Green Manalishi (With The Two Prong Crown)”. Ambas as canções estão incluídas na coletânea, juntamente com outras do top das preferências dos fãs como “Rattlesnake Shake”, “Station Man”, “Sentimental Lady”, “Spare Me A Little Of Your Love” e “Remember Me”.
Entre 1969 e 1974, os Fleetwood Mac passaram por mudanças quase constantes de membros. Esta compilação retrata cada formação, com canções que apresentam quase todos os membros desta época, incluindo os fundadores Fleetwood, Green, McVie e Spencer, além de Christine McVie, Danny Kirwan, Bob Welch e Bob Weston.
As novas notas de James McNair completam a coletânea e navegam habilmente na linha temporal da banda durante este período. Ele escreve: «Na altura da digressão de Inverno de 1971 dos Fleetwood Mac nos Estados Unidos, Christine McVie era um membro de pleno direito. O seu teclado e os seus vocais, juntamente com os de Kirwan e Spencer, foram fundamentais após a saída de Green… Infelizmente, qualquer mar calmo durava pouco; os Fleetwood Mac eram ainda um navio volátil. Spencer, também, estava prestes a desaparecer em ação».