Quantcast
Fleetwood Mac: “Rumours Live”, a primeira edição como duplo álbum ao vivo de um concerto gravado em 1977

Fleetwood Mac: “Rumours Live”, a primeira edição como duplo álbum ao vivo de um concerto gravado em 1977

Comunicado de Imprensa

Os Fleetwood Mac vão editar a primeira edição como duplo álbum ao vivo do concerto gravado em 1977 no Forum, Los Angeles, durante a digressão do álbum “Rumours” com quase 90 minutos de gravações inéditas.

Os Fleetwood Mac estavam em grande forma em Agosto de 1977, quando regressaram à sua terra de adopção, no sul da Califórnia, para darem três concertos no Forum, em Los Angeles. O álbum “Rumours” tinha saído há apenas semanas algumas quando a banda iniciou, em setembro, uma digressão mundial, regressando seis meses depois para os concertos no Forum perante quase 50 000 fãs.

“Rumours” foi #1 na América e em muitos outros países e tornou-se um dos álbuns mais vendidos de sempre. As suas vendas já ultrapassaram a marca dos 40 milhões de cópias e foi certificado com uns impressionantes 21 Discos de Platina nos EUA, 14 no Reino Unido e 13 na Austrália e na Nova Zelândia.

Agora, “Rumours Live” captura a energia e a excitação do primeiro concerto no Forum, em 29 de agosto de 1977. Os temas de quase hora e meia provêm quase exclusivamente de “Fleetwood Mac” e “Rumours”, os dois primeiros álbuns gravados pela formação mais recente da banda e aquela que atingiu maior notoriedade constituída por Mick Fleetwood, John McVie e Christine McVie, Stevie Nicks e Lindsey Buckingham. O único tema dos restantes nove álbuns de estúdio da banda tocado no concerto foi “Oh Well” uma obra-prima de guitarra escrita pelo fundador da banda, o guitarrista Peter Green, e lançada em 1969.

A primeira edição de um tema do concerto só aconteceu em 2021, quando o tema “Gold Dust Woman” foi incluído como bónus track do álbum “Live: Deluxe Edition”, uma versão alargada editada pela Rhino do álbum ao vivo de 1980. As outras 17 canções nunca foram editadas.

“Rumours Live” será lançado em 8 de setembro em duplo CD e duplo LP, bem como ficará disponível nas plataformas digitais e de streaming. A versão em vinil preto apresenta dois discos de 180 gramas numa capa dourada e lacada da autoria de Chris Bellman, da Bernie Grundman Mastering.

O engenheiro de som Ken Caillat, que participou na gravação de “Rumours”, também gravou o concerto no Forum, usando o camião de gravação da Record Plant. Caillat capturou a atuação apaixonada da banda no auge do furor causado por “Rumours”, incluindo versões espetaculares de “Landslide,” “Never Going Back Again,” “Songbird” e “The Chain.”

Nas notas de “Rumours Live”, Sam Graham escreve: «As canções são conhecidas: ‘Dreams,’ ‘Go Your Own Way,’ ‘Say You Love Me,’ ‘Over My Head,’ etc. Mas a maior parte destas versões ao vivo são mais poderosas e mais ferozes do que as do álbum de estúdio, sustentadas pela força da secção rítmica de Fleetwood e John McVie e pela febril guitarra de Buckingham; e em vez de oferecer um simples catálogo de clássicos, a banda alarga-se e canções como ‘Rhiannon’, ‘World Turning’ e ‘I’m So Afraid’ transformam-se em pura exuberância.»

LP1
Lado A
1. Say You Love Me
2. Monday Morning
3. Dreams
4. Oh Well
5. Rhiannon
Lado B
1. Oh Daddy
2. Never Going Back Again
3. Landslide
4. Over My Head
5. Gold Dust Woman
LP 2
Lado A
1. You Make Loving Fun
2. I’m So Afraid
3. Go Your Own Way
4. World Turning
Lado B
1. Blue Letter
2. The Chain
3. Second Hand News