Fontaines D.C. anunciam novo álbum “Romance”
“Starburster”, o primeiro single da banda já está disponível para ouvir.
Após terem figurado o primeiro lugar nas tabelas de vendas do Reino Unido e Irlanda e ganharem ‘Grupo Internacional do Ano’ nos Brit Awards de 2023 com o aclamado “Skinty Fia” de 2022, os irlandeses Fontaines D.C. anunciaram o muito aguardado quarto álbum.
“Romance” será editado a 23 de Agosto pela XL Recordings e assinala a estreia da banda pela mítica editora.
Primeiro disco da banda com o produtor James Ford e é, sem dúvida, o mais seguro e aventureiro até agora. O single de avanço ao novo trabalho chama-se “Starbuster”, inspirado por um ataque de pânico que o vocalista Grian Chatten sofreu na estação de St. Pancras. Com uma batida propulsiva e letras implacáveis, a canção explora auto-destruição como fantasia antes de um breve momento de clareza sóbria, indo do pós-punk ao quase rap em poucos segundos.
“Romance” é o registo mais ambicioso e expansivo dos Fontaines D.C., as suas 11 faixas constelam ideias que têm vindo a fermentar entre Grian Chatten (voz), Carlos O’Connell (guitarra), Conor Curley (guitarra), Conor Deegan (baixo) e Tom Coll (bateria) desde que lançaram “Skinty Fia” em 2022. Estas ideias cristalizaram-se durante a digressão pelos EUA e México com os Arctic Monkeys, enquanto os cinco membros da banda partilhavam música e encontravam uma linha condutora com artistas que constroem habilmente os seus próprios mundos criativos expansivos: a atitude e o brilho estético de artistas como Shygirl e Sega Bodega, as paletas sonoras audaciosas de nomes como Mos Def, A$AP Ferg, OutKast e The Prodigy. Tiveram tempo separados para desenvolver visões mais singulares do que poderia ser a música do futuro: O’Connell foi para Castela-La Mancha, em Espanha, e mais tarde tornou-se pai, enquanto Chatten passou tempo em LA, e Deegan em Paris. Aprofundaram raízes em Londres. Cada membro passou tempo a ultrapassar os seus limites – riffs experimentais, progressões de acordes e referências líricas distantes sem intenções para um álbum. Após terminarem a digressão pelos EUA em arenas no Outono de 2023, passaram um mês a escrever juntos novamente, três semanas de pré-produção num estúdio do norte de Londres e um mês num château perto de Paris, a dormir entre equipamento de estúdio, completamente imersos.
Sobre o título do álbum, Conor Deegan diz: «Sempre tivemos esse sentido de idealismo e romance. Cada álbum se afasta cada vez mais de observar isso através da lente da Irlanda, tão diretamente como (o álbum nomeado para o Mercury Prize) “Dogrel”. O segundo álbum (nomeado para o GRAMMY A Hero’s Death) trata-se desse distanciamento, e o terceiro (“Skinty Fia”) trata da “irlandicidade” deslocada na diáspora. Agora olhamos para onde e para que mais há para ser romântico.»
O vídeo para o single “Starbuster” ficou a cargo do realizador Aube Perrie (Megan Thee Stallion, Harry Styles, The Hives) que capta a intensidade catártica da canção com um efeito brilhante. Vê em baixo.
A banda actua no festival Vodafone Paredes de Coura a 17 de Agosto.