Quantcast
Fotoreportagem: 30 Anos de Moonspell No Coliseu de Lisboa Com Samael

Fotoreportagem: 30 Anos de Moonspell No Coliseu de Lisboa Com Samael

Rodrigo Baptista
Inês Barrau

Com uma produção ambiciosa, munida de projeções e pirotecnia, os Moonspell celebraram os 30 anos de carreira nos Coliseus com um evento histórico-musical que, para além da música, onde foi revisitada toda a discografia da banda, teve também direito a uma viagem pelos vários artefactos que marcaram a história da maior instituição do heavy metal nacional. A lente da Arte sonora esteve lá, vê a fotoreportagem em baixo.

A abrir a noite estiveram os suiços Samael, também eles uma instituição do metal gótico. Ao Coliseu dos Recreios trouxeram um concerto especial com o álbum clássico “Passage” a ser tocado na integra. Para os fãs de Samael que já não os viam em Portugal desde 2019 este foi sem dúvida um momento de celebração.

Quando o tema é celebrações, é certo e sabido, que no panorama musical existe um padrão para se começar a assinalar diversos aniversários que remetem para determinados momentos na carreira de um artista/ banda. Em várias entrevistas, Fernando Ribeiro abordou esse assunto, ao referir que não queria que os Moonspell se tornassem apenas e só numa banda de legado. Desta forma, os Moonspell têm vindo ao longo do tempo a encontrar um equilíbrio entre a edição de novos álbuns e respetivas tours, e o assinalar de diversos aniversários, particularmente com a reedição de vários registos pela sua própria editora Alma Mater Records.

Contudo, uma marca tão redonda, como é o caso de 30 anos de carreira, claramente não poderia passar em branco. Obviamente que poderiam ter lançado apenas uma mega boxset, como fazem outras bandas, mas saberia a pouco, e bem vistas as coisas, já nos mimaram com o recém lançamento “From Down Below”, um DVD de um concerto inédito e transcendental que a banda deu, em plena pandemia, nas Grutas de Mira Aire a uma profundidade de 80 metros.

Há muito que os Moonspell nos habituaram a concertos temáticos e de celebração, à  primeira vista podemos destacar os concertos anuais de Halloween, o Metal Day na FIL em 2010 ou o concerto de 25 anos, em 2017, no Campo Pequeno onde a banda tocou os álbuns “Wolfheart”, “Irreligious” e “Extinct” na integra.

Todos estes concertos têm algum em comum, são autênticos eventos onde se celebra não só os Moonspell, mas também a cultura do heavy metal. Os concertos que Fernando Ribeiro, Ricardo Amorim, Pedro Paixão e Hugo Ribeiro deram nos dias 31 de Outubro, no Porto, e 1 de Novembro em Lisboa encaixam perfeitamente neste cânone onde a banda procura criar toda uma experiência imersiva para os fãs. Para tal, os Moonspell incentivaram os fãs a chegarem cedo aos coliseus para poderem apreciar a exposição que foi montada com vários objetos que fazem parte da memorabilia da banda. Foi possível ver  elementos cenográficos, figurinos, e instrumentos que estiveram presentes nas diversas tours que os Moonspell fizeram ao longo dos anos. Lê a review completa ao concerto, aqui.


arda