Quantcast
Fotoreportagem: História do Hip Hop Tuga Enche Altice Arena

Fotoreportagem: História do Hip Hop Tuga Enche Altice Arena

Redacção
José Fonseca

Mais de 40 artistas pisaram o palco da Altice Arena em representação dos quatro pilares deste movimento.

Sábado, dia 19 de março de 2022, foi marcado pelo regresso do maior encontro da cultura do Hip Hop à Altice Arena. Numa noite absolutamente irrepreensível estiveram reunidas mais de 10 mil pessoas, que assistiram ao longo de três horas e meia à narrativa das últimas três décadas do Hip Hop Tuga, contadas na primeira pessoa, com produção da Faded e Xapa 13.

Mais de 40 artistas pisaram o palco da Altice Arena, tendo esta 3.ª edição contando com a participação especial de um dos maiores artistas internacionais, Gabriel O Pensador, naquela que foi uma real homenagem à voz responsável pela entrada deste género musical nas rádios nacionais.

Ao longo da noite o público viajou por três décadas de existência do Hip Hop em terras lusas, onde os quatro pilares deste movimento (o MC, o DJ, o B-boy e o Writer), estiveram representados durante todo o espetáculo, numa produção irrepreensível, reunindo em palco grande parte dos nomes mais representativos do Hip Hop nacional, com direito à presença da maior voz brasileira do género.

O palco com três andares e seis metros de altura, foi desenhado respeitando a cronologia da cultura do Hip Hop, sendo o DJ a primeira figura a aparecer em cena, mantendo-se como o “maestro” e “motor” de todo o espetáculo, sempre posicionado no último piso. O segundo andar esteve dedicado aos b-boys e às b-girls, que deram ao longo do concerto movimento aos beats e rimas. Já o primeiro andar foi palco das rimas e carisma dos MCs, sempre acompanhados nas laterais pelos writers que ao longo de toda a noite cumpriram a missão de pintar dois murais com sete metros de altura, cada, enquanto três ecrãs de LED sustentaram a história do Hip Hop Tuga, desde o passado até ao presente.

Gabriel o Pensador, Black Company, Valete, Expensive Soul, Sam The Kid, Dealema, Bezegol, Capicua, NGA, Dillaz, Ace & Presto, Mundo Segundo, Nenny, Julinho KSD, Bispo, Chullage, Kappa Jotta, Holly Hood, T-Rex, Tribruto, XEG, Blasph & Sanryse, Nerve, GROGNation, Papillon, Vado Más Ki Ás, Phoenix RDC, X-tense, Deau, Keso, Tekilla, Alcool Club, os DJs Nel’assassin, Bomberjack, Kronic, Cruzfader, Glue, Crew’s BBoys, Zoo Gang, 12 Makakos, Gaiolin Roots, Momentum Crew, e os Writers Crack Kids Crew e Nomem & Youth One, pisaram o palco por ordem cronológica, numa noite em que as hostes estiveram a cargo do artista brasileiro, com arranque em 1992.

O Hip Hop é hoje o estilo musical mais ouvido no mundo e Portugal não é excepção, e a história contou-se em voz alta com os pioneiros ao lado da nova escola de Rappers, DJs, Bboys, Writers, e, juntos deram provas da vitalidade desta cultura. Uma homenagem sentida que vai ficar na memória de todos os presentes.