Quantcast
Fotoreportagem: Moonspell e & Orquestra Sinfonietta de Lisboa num espectáculo magnânimo na MEO Arena

Fotoreportagem: Moonspell e & Orquestra Sinfonietta de Lisboa num espectáculo magnânimo na MEO Arena

Redacção
Inês Barrau

Os Moonspell apresentaram-se na maior sala de espectáculos em Portugal para um concerto grandioso e com uma aderência em massa pela alcateia que há muito acompanha a banda.

Em dia de celebração dos 35 anos dos Moonspell, a maior instituição do heavy metal português uniu forças com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa para levar à MEO Arena um espetáculo magnânimo. Arranjos orquestrais sumptuosos pela mão de Filipe Melo fundiram-se com a agressividade do metal numa produção pautada por vários momentos pirotécnicos, proporcionando assim aos fãs uma noite para mais tarde recordar.

A fusão entre os mundos do heavy metal e da música sinfónica/orquestral em concerto não é de todo uma novidade, aliás é algo que tem vindo a ser explorado há já várias décadas. Aquando do anúncio do concerto dos Moonspell com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa publicámos o artigo AS10 | Quando o Metal se encontra com a Orquestra com o intuito de destacar alguns dos melhores espetáculos realizados sob este mote e de mostrar aos fãs de Moonspell aquilo que poderiam vir a encontrar a 26 de Novembro de 2024 na MEO Arena.

Para o espetáculo da MEO Arena, os Moonspell foram em busca do seu repertório mais sinfónico, algo que facilitou a tarefa da escolha da setlist. Ao longo dos anos, a banda foi acumulando composições que contam com várias orquestrações criadas digitalmente pelo teclista/guitarrista Pedro Paixão e por John Phipps, este último trabalhou nos álbuns “Extinct” (2015) e “1755” (2017). Quanto à função de repartir estas orquestrações pela Sinfonietta de Lisboa e de criar outras tantas para o resto dos temas, essa ficou a cargo do músico, realizador e escritor Filipe Melo, que trabalhou em estreita colaboração com a banda e com o maestro Vasco Pearce de Azevedo para entregar uma partitura com 250 páginas.

Goste-se ou não, e fora do mainstreamig e da música pop(ular), os Moonspell são uma das bandas mais persistentes e consistentes do panorama musical português. Há muito tempo que mereciam um espectáculo com esta grandiosidade em produção e em adesão de público.

Podes ler a reportagem completa ao concerto dos Moonspell, aqui.

Em baixo podes ver a galeria de fotos.