Fotoreportagem: Num mundo virado do avesso precisamos do encanto de Patrick Watson
Bonito, profundo e com muita alegria de reencontrar velhos “amigos”, assim foi o concerto de Patrick Watson no dia 12 de Abril, no Lisboa ao Vivo.
Patrick Watson criou uma longa e bonita relação com o público português, confessando no primeiro dos três concertos no nosso país, que já tinha saudades de Portugal e que foi dos primeiros sítios em digressão onde se sentiu, realmente, em casa. O músico esteve em Lisboa nos dia 12 e 14 de Abril e no Porto no dia 15. A lente da Arte Sonora esteve presente no concerto de dia 12, no LAV.
E começando mesmo pelo local, que é o nosso único apontamento ao maravilhoso concerto de Patrick Watson e companhia. Bom concerto, péssima escolha de sala. Vemos dezenas de espectáculos no LAV por ano, boa sala para eventos dos mais variados géneros do rock, metal ou pop. Para assistir a um concerto quase que em exclusivo ao piano, achamos que não funcionou, demasiado ruído da refrigeração (ou algo do género), barulho do bar, garrafas de vidro a caírem no lixo… acabou por não nos deixou imergir a 100% nas alturas mais suaves das músicas. E que bem que sabe fechar os olhos e ouvir as notas sublimes de Watson, em temas como “Ode to Vivian” do último álbum “Better in The Shade”, em vez de um barulhinho constante e irritante que estava ali a infernizar-nos a vida. Ou se calhar, foi mesmo um problema nosso de falta de foco… Uma pena visto que até o público soube respeitar e esteve em silêncio quando devia estar.
Mas tudo isto, não manchou, mais um fabuloso concerto de Watson em Portugal, onde ouvimos pérolas como “Lost With You”, “The Wave”, “Love Songs for Robots” ou esse grande clássico do canadiano que é “Je te laisserai des mots”. Houve ainda tempo para um piscar de olho a “Creep” dos Radiohead ou “To Build a Home” dos The Cinematic Orchestra.
Em Lisboa, não poderia deixar de fora “A Mermaid in Lisbon”, que gravou originalmente com Teresa Salgueiro, mas desta vez foi a fadista Gisela João que deu voz a “Se Tu Soubesses” e ao tema que dá nome ao EP. Podes ver aqui a fotoreportagem e a repetição desse momento no concerto de dia 14.
Num mundo mergulhado num turbilhão de guerras, alterações climáticas, ascensões ao poder de ideias mais opressivas, sabe tão bem fugir à realidade e ouvir a voz de Patrick Watson que nos abraça, acarinha e nos toca no coração. Mais amor e menos ódio faz falta.
Em baixo podes ver a fotoreportagem.