Fotorepotagem: Simple Minds em Lisboa provaram que os 40 anos são os novos 20
Os Simple Minds regressaram a Lisboa e ao Porto para celebrar com os fãs portugueses 40 anos de carreira.
Quatro décadas, 21 álbuns editados, milhões de fãs por todo o mundo e uma nova tour para celebrar estes feitos foi a premissa para mais um regresso dos Simple Minds a Portugal. E que regresso!
A lente da Arte Sonora esteve no concerto no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 29 de Julho de 2024. Os Simple Minds são uma daquelas bandas extremamente adoradas e acarinhadas pelo público português, venham as vezes que vierem ao nosso país, e por isso mesmo não é de estranhar que a arena do Campo Pequeno estivesse cheia. A plateia tinha lugares sentados, mas aos primeiros acordes passou a uma plateia em pé e com muito incentivo do carismático Jim Kerr, e sendo assim não percebemos o porquê de se terem colocado cadeiras, quando o público e a própria banda quer os fãs perto de si e a dançar.
Profissionais, bons músicos tecnicamente falando, continuam a ter uma presença afável e de quem se está a divertir e não apenas a cumprir um contrato de trabalho. A dupla Jim Kerr e Charlie Burchill continua poderosa, firme e inabalável e a idade não parece passar pela voz de Kerr.
No alinhamento, sem surpresas, as mais celebradas foram os hits intemporais “Don’t You (Forget About Me)” e “Alive and Kicking”, não faltando “Someone Somewhere (in Summertime)”, “Belfast Child”, “Mandela Day”, “Promised You a Miracle” e “New Gold Dream”.
Em grande forma, os Simple Minds ofereceram uma grande celebração a que o público acedeu em euforia.