Quantcast
Fotorpeortagem: “The World of Hans Zimmer – A New Dimension” num espectáculo perfeito em Lisboa

Fotorpeortagem: “The World of Hans Zimmer – A New Dimension” num espectáculo perfeito em Lisboa

Rodrigo Baptista
Inês Barrau

Depois da passagem por Portugal há sensivelmente um ano com o espectáculo “Hans Zimmer Live 2023”, o icónico compositor cinematográfico Hans Zimmer apresentou em Lisboa uma nova produção intitulada “The World of Hans Zimmer – A New Dimension”.

Com uma nova selecção de peças das suas mais conhecidas bandas sonoras, um jogo de luzes e de projecções riquíssimo, diálogos e narrações em direto e diferido e uma moldura sonora imponente, Zimmer curou um espectáculo extremamente emotivo e sensorial para todos os cinéfilos.

Quando Hans Zimmer se estreou nas andanças da música para cinema em 1982, ao lado de Stanley Myers, com o filme britânico “Moonlightning”, ainda estava longe de imaginar o sucesso que a sua carreira viria a ter. Até chegar à sua imagem de marca sonora, Hans passou por várias produções como “Success Is the Best Revenge” (1984), “Insignificance” (1985), “My Beautiful Laundrette” (1985) e “Terminal Exposure” (1987), este último o seu primeiro trabalho como compositor a solo. “Rain Man”, de 1988, foi o ponto de viragem e o começo do seu reconhecimento a nível internacional. Com a combinação do sintetizador Fairlight CMI e de tambores de aço, Zimmer começou a apresentar dois dos maiores elementos que constituem o seu estilo de composição: o recurso à instrumentação electrónica e o uso de percussão, e instrumentação no geral, de diferentes culturas musicais.

Herdeiro da técnica de produção Wall of Sound de Phil SpectorHans assenta as suas composições em diferentes camadas que procuram captar agressividade e robustez sonora quando recorre aos metais e percussão e melodias de cariz emocional no caso das cordas e madeiras. Esta técnica por vezes descora as dinâmicas, mas no caso de Zimmer estas são preservadas através de introduções subtis que depois se desenrolam em crescendos poderosos.

São estas emoções, e sensações, sonoras à flor da pele provocadas pela música de Hans Zimmer que fazem com que os seus espetáculos ao vivo sejam um sucesso e estejam constantemente esgotados. Desta vez, não foi excepção e a MEO Arena voltou a esgotar para receber esta nova produção intitulada “The World of Hans Zimmer – A New Dimension”.

PODES LER A REPORTAGEM COMPLETA AO CONCERTO, AQUI.