Quantcast
Leah Singer e Lee Ranaldo prestam homenagem a Lourdes Castro no gnration

Leah Singer e Lee Ranaldo prestam homenagem a Lourdes Castro no gnration

Comunicado de Imprensa

Leah Singer e Lee Ranaldo apresentam um espetáculo em homenagem a Lourdes Castro no gnration em Braga.

O guitarrista de Sonic Youth e a artista multimédia apresentam uma nova performance de Contre Jour, que dialoga com a obra da artista portuguesa.

Dia 30 de novembro, pelas 18:00, Leah Singer e Lee Ranaldo trazem ao gnration “Contre Jour”, com a apresentação do espetáculo “All Lights are Shadows”. Nesta performance, o duo combina guitarras acústicas, elétricas e instrumentos digitais para criar uma paisagem sonora desafiante, com o pano de fundo desenhado a partir de imagens do repertório de Singer que dialogam com a obra de Lourdes Castro. A ideia para esta performance nasce em 2011, numa visita ao atelier de Lourdes Castro, no Funchal, onde se previa uma colaboração que nunca chegou a acontecer.

Agora, a dupla presta homenagem à artista portuguesa através de “All Lights are Shadows”, que chega a Portugal a convite da APCA Madeira (Agência de Promoção da Cultura Atlântica) e com o apoio do gnration.

Numa viagem bucólica e reflexiva, as técnicas e materiais que a histórica artista visual desenvolveu são reinterpretados numa experiência sonora única e imersiva. Esta nova performance enquadra-se no projeto “Contre Jour”, de Leah Singer e Lee Ranaldo, que tem já mais de 30 anos de existência. “Contre Jour” é uma série de espetáculos audiovisuais que combina a música de Ranaldo e a arte visual de Singer. Nos seus espetáculos, a dupla rompe a dinâmica tradicional entre performer e audiência, envolvendo fenómenos de guitarra suspensa, com a transformação de uma guitarra elétrica num pêndulo sónico que balança livremente no espaço e funciona como um dos corpos que interceta o filme projetado.

Examinando a forma como o som e a imagem interagem ao vivo, estas performances são o resultado da simbiose entre estes dois elementos, com momentos de verdadeira irreverência e originalidade. Um dos nomes mais relevantes da arte contemporânea do século XX, o trabalho da Lourdes Castro (1930 – 2022) destaca-se pelo uso de materiais translúcidos, brincando com a perceção da sombra e da luz, questionando a própria essência dos objetos. Ao longo de 91 anos de vida, a artista portuguesa construiu uma coleção singular e inovadora, que captou a atenção de vários e inspirou múltiplos artistas.

Na manhã antes do espetáculo, pelas 10:30, Singer e Lee reúnem-se para comandar a masterclass “BMA lab: Considering the Shadow”, promovida pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts. Mergulhando na essência da colaboração artística entre Leah Singer e Lee Ranaldo, esta atividade explora a forma como reinterpretam a diversidade de materiais e técnicas presentes no repertório de Lourdes Castro. Trata-se de uma masterclass direcionada a músicos, artistas visuais, estudantes de áreas artísticas e outros interessados, e que será dada inteiramente em inglês.

Os bilhetes para o espetáculo e para a masterclass podem ser adquiridos em gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais. Mais informações em www.gnration.pt.


arda