Indignu celebram vinte anos em concerto no gnration com participação de Manel Cruz e Ana Deus
Manel Cruz e Ana Deus juntam-se à banda para uma atuação muito especial em Braga, que será precedido do lançamento de um inédito no dia que antecede o espetáculo.
A cimentar uma sonoridade singular com base no pós-rock – mas que sempre mesclaram com outras influências –, a formação barcelense indignu assinala vinte anos de história com um concerto especial marcado para dia 14 de Dezembro no gnration, em Braga.
Ao momento de celebração juntam-se dois dos nomes mais relevantes do pop-rock português, Manel Cruz e Ana Deus. Ambos, no disco “umbra” (2018), colaboraram com o quarteto minhoto: o membro de Ornatos Violeta deu letra e voz a “Nem só das cinzas se renasce”; e a vocalista de Três Tristes Tigres participou em “Levitação do Sahara”.
Mas nem só de comemorar o passado se faz este momento. Além de revisitar uma obra notável, que conta com cinco discos editados, a banda abre-se a novos caminhos com a mesma entrega que carimbou duas décadas de criação. Vislumbrando novas sonoridades, divulgarão a 13 de dezembro um tema inédito que antevê esta nova direção, “III.XX.0”.
«Fomos desafiados pelo gnration a criar algo novo que simultaneamente abarcasse o trajeto até à data e desse pistas para caminhos futuros. Como não podia deixar de ser, este novo registo é uma viagem… mas por caminhos rítmicos diferentes do habitual, abrindo portas ao groove em atmosferas densas. Quase como um loop que, estando sempre lá, nos leva a diferentes estádios e hemisférios. Para nós, para além de mapear duas décadas de história traz uma aragem que vamos querer abraçar futuramente», explica a banda.
Composto por Afonso Dorido, na guitarra o coletivo , Graça Carvalho, no violino, Ivo Correia, na bateria, e Pedro Sousa, no baixo, o coletivo tem vindo a explorar diversas estéticas e sonoridade, mas sempre com o selo e a base no pós-rock e carregados com musicalidade e nostalgia lusitana. Como o nevoeiro de inverno que cai sobre o vale do Cávado, de onde são naturais, e cobre os montes do Minho, também o som de indignu vive de paisagens melancólicas e ensimesmadas; vive da calma e da tempestade.
Os bilhetes para o espetáculo e para a masterclass podem ser adquiridos em gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.