Quantcast
Grammy Awards 2024: Billie Eilish, Dua Lipa, Miley Cyrus, Billy Joel e muitos mais actuaram na cerimónia

Grammy Awards 2024: Billie Eilish, Dua Lipa, Miley Cyrus, Billy Joel e muitos mais actuaram na cerimónia

Rodrigo Baptista

Billie Eilish vestiu-se de barbie vintage para interpretar “What Was I Made For?”, Dua Lipa estreou o seu novo single “Training Season”, Miley Cyrus pôs a plateia de pé e Billy Joel actuou pela primeira vez numa cerimónia dos Grammys em mais de 20 anos.

A cerimónia dos Grammys de 2024 voltou a proporcionar momentos musicais deslumbrantes e repletos de simbolismo. Aqui na AS já destacámos a estreia de Joni Mitchell com uma performance de “Both Sides Now” e o cheirinho da The Sphere que os U2 levaram até aos Grammys com a interpretação do tema “Atomic City”. Mas ao longo da noite aconteceram muitas mais actuações que merecem ser vistas e ouvidas.

Uma das estrelas da noite foi Billie Eilish. Além de ter vencido nas categorias de Música do Ano e Melhor Canção Escrita Para Media Visual com a música “What Was I Made For?”, da banda sonora do filme “Barbie”, Eilish ainda interpretou o tema, juntamente com o seu irmão Finneas, vestida como uma barbie vintage.

Dua Lipa estreou ao vivo o seu novo single “Training Season”, que só será lançado a 15 de Fevereiro, num medley que juntou o primeiro a “Houdini” e a “Dance The Night”. Esta última esteve nomeada para Música do Ano, mas Dua acabou por perder para Billie Eilish. Relembramos que Dua Lipa irá regressar a Portugal, em 2024, para um concerto no festival NOS Alive.

Miley Cyrus também se juntou ao contingente de estrelas pop que actuaram nos Grammys 2024. A artista assinou a primeira performance televisiva do êxito “Flowers”,  logo após ter vencido o prémio para Melhor Performance Pop a Solo pela mesma música. Mais tarde na cerimónia também viria a vencer a categoria Gravação do Ano. «Eu literalmente só a cantei ao vivo duas vezes», disse Miley. «Porque é que estou a tocá-la nos Grammys: para poder deitar-me na cama no dia 5 de fevereiro e assistir a um vídeo meu a tocar nos Grammy; essa é na verdade a resposta mais honesta que vos posso dar.»

Billy Joel foi um dos veteranos a apresentar-se na cerimónia dos Grammys de 2024. Joel, que já não tocava nos Grammys há mais de 20 anos, fez-se acompanhar de Laufey, no violoncelo, para uma performance de “Turn The Lights Back On”.

Olivia Rodrigo esteve nomeada em seis categorias: Álbum do Ano (“Guts”), Gravação do Ano (“Vampire”), Música do Ano (“Vampire”), Melhor Performance Pop a Solo (“Vampire”), Melhor Álbum Pop Vocal (“Guts”) e Melhor Música Rock (“Ballad Of A Homeschooled Girl”), mas acabou por ir para casa de mãos vazias. Ainda assim, presenteou-nos com uma performance de “Vampire”, um dos singles do seu álbum “Guts”. Olivia Rodrigo vai estrear-se em Portugal, em 2024, com dois concertos na MEO Arena.

SZA esteve nomeada em nove categorias e arrecadou três prémios: Melhor Música R&B do Ano com “Snooze”, Melhor Performance em Grupo/ Duo pela sua colaboração com Phoebe Bridges em “Ghost In The Machine” e Melhor Álbum de R&B Progressivo com “SOS”. Na sua performance ao vivo, SZA apresentou os temas “Snooze” e “Kill Bill”. Numa pequena VT antes da performance SZA referiu que demorou cinco anos para completar “SOS” devido a problemas de ansiedade. «O meu maior pensamento todas as noites é: “Vou sair-me bem neste concerto?”», disse ela. «Os níveis que alcancei são muito maiores do que qualquer coisa que eu poderia ter imaginado para mim mesma. Ser a pessoa mais nomeada nos Grammy é uma bênção.»

A cantautora Tracy Chapman também subiu ao palco dos Grammys 2024. Chapman fez-se acompanhar de Luke Combs para uma interpretação do clássico de 1988 “Fast Car. O tema recebeu um novo reconhecimento depois de Combs ter gravado uma nova versão já certificada como dupla platina. Combs, que estava entre os nomeados na categoria Melhor Performance Country a Solo pela sua versão de “Fast Car”, decidiu então convidar Tracy Chapman para uma rendição única deste tema que culminou com uma ovação de pé.