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Ideias de marketing low cost para promoveres a tua banda

Ideias de marketing low cost para promoveres a tua banda

Redacção

Quem leva a sério a sua carreira musical, certamente terá todo o interesse em alcançar uma maior exposição.

Se para já apenas te limitaste a criar uma conta de Instagram oficial da tua banda onde vais publicando “umas coisas”, está na altura de implementares mais algumas de estratégias de marketing essenciais.

Mima os teus fãs com ofertas físicas
Conquistar um bom volume de seguidores nas redes sociais, não é fácil se dependeres unicamente do tráfego orgânico. Podes, e deves, promover as publicações da banda através de anúncios nas redes sociais, mas se o teu budget está apertado, podes tentar atrair novos seguidores e fãs recorrendo a giveways de merchandising da banda.

Lança, por exemplo, um passatempo em que ofereces pins, t-shirts, autocolantes ou outros objetos que possam incluir o logótipo da banda, divulga-o tanto quanto conseguires e, na hora de enviares os prémios aos vencedores, opta por envelopes personalizados.

Podes encontrar uma enorme variedade de envelopes, embalagens e caixas, de vários tamanhos e cores, e que podes personalizar com o logo da banda, em www.envelopesonline.pt.

Captura os endereços de email dos fãs e seguidores da banda
A tua lista de emails é a linha direta mais valiosa para contactares os teus fãs, e é das formas mais eficazes de venderes a tua música, bilhetes e merchandising.

Não há nada que possas fazer relativamente ao algoritmo em constante mudança do Facebook, Instagram e outras redes sociais, mas podes sempre usar a tua newsletter para chegar aos teus fãs e seguidores. Por esse motivo, nunca percas a oportunidade de captar o endereço de email de todos os seguidores para assim construíres uma lista de contactos que certamente te dará imenso jeito sempre que necessitares de anunciar ou promover algo relacionado com a banda.

Aproveita o poder dos vídeos
O vídeo é um meio extremamente poderoso para o marketing de uma banda, e o YouTube é uma das primeiras plataformas que as pessoas procuram quando estão a tentar encontrar uma música específica. Por isso certifica-te que toda a música original e vídeos musicais oficiais estão disponíveis no canal da tua banda. Também podes considerar a possibilidade de publicar regularmente vlogs, atuações ao vivo ou entrevistas, para que os vídeos apareçam mais vezes nos resultados de pesquisa e se tornem mais acessíveis a potenciais fãs.

O TikTok tornou-se também rapidamente uma das melhores formas de chegar a novas audiências. O algoritmo do TikTok dá (para já) mais oportunidades de alcançar novos fãs organicamente do que qualquer uma das outras redes sociais.

Constrói relações
Não esperes até que finalmente possas pagar a uma agência de marketing para começares a trabalhar na tua estratégia de divulgação. Pesquisa por blogs e sites locais ou independentes relacionados com música, que tenham mencionado bandas semelhantes à tua e contacta-os.

Mesmo que no início só conheças alguns blogues pequenos, podes utilizar as críticas iniciais para criar um impulso, e eventualmente trabalhares no sentido de conseguires a cobertura de publicações maiores com um alcance mais amplo. Além disso, nunca se sabe onde esses pequenos bloggers irão parar dentro de alguns anos, por isso certifica-te de que manténs essas relações. Lol

Envolver e cativar os teus fãs, obviamente que requer um trabalho árduo e consistente, mas esses super-fãs serão a chave para construíres uma carreira musical duradoura.