Quantcast
Il Volo regressam a Portugal em 2025 para um concerto único no MEO Arena, em Lisboa

Il Volo regressam a Portugal em 2025 para um concerto único no MEO Arena, em Lisboa

Comunicado de Imprensa

Depois de esgotarem a Aula Magna no passado mês de outubro Il Volo, o trio italiano de pop operática, atuam em Portugal a 14 de dezembro de 2025 no MEO Arena, em Lisboa.

Com fortes influências de Andrea Bocelli, Il Volo é um trio pop operático italiano formado em 2009 e composto pelos tenores Piero Barone e Ignazio Boschetto, e pelo barítono Gianluca Ginoble. Todos fizeram a sua estreia individualmente em 2009 como participantes do concurso de talentos “Ti lascio una canzone”da RAI 1. Em pouco tempo tornaram-se nos primeiros artistas italianos da história a assinar contrato com uma das editoras americanas mais importantes a nível mundial, a Geffen Records.

O álbum de estreia homónimo, “Il Volo (2010)”, acaba por alcançar a marca de Platina e entrar para o Top Ten da Billboard US. Os Il Volo participaram nos principais programas de televisão europeus e americanos, como Tonight Show, American Idol, Good Morning America, Today Show, Watten Das, na Alemanha, e MDA Labor DAY Telethon de Jerry Lewis.

Em 2010 são convidados por Quincy Jones para “We Are The World for Haitie” nomeados para dois Grammys Latinos. Fazem uma digressão histórica com Barbara Streisand nos Estados Unidos e Canadá (2012) e, no segundo álbum, “We Are Love (2012)”, incluem duetos com ícones como Plácido Domingo e Eros Ramazzotti. O álbum ao vivo “Il Volo Takes Flight” (2012) e o álbum “Il Volo” (2010) permanecem em primeiro e segundo lugar respectivamente na Billboard Classical Crossover.

Em 2015 vencem o Festival da Canção de Sanremo com a música Grande Amore” e ganham o Prémio Besançon 2015 da imprensa internacional.

2016 e 2017 são os anos do projeto “Notte Magica”, uma homenagem ao evento de 1990 que juntou três tenores, José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti. Este concerto marca o início de uma triunfal digressão mundial em 2017. Em 2018 a digressão internacional chega ao Japão e Europa de Leste (Polónia, Hungria, Eslováquia, Eslovénia, Croácia). O trio recebe também o Golden Creator Award – reconhecimento que o YouTube concede a canais que ultrapassam um milhão de inscritos.

Em 2019, Il Volo completam dez anos de carreira e as comemorações começam no 69º Festival de Sanremo, onde apresentam Musica che resta” (escrita, também, por Gianna Nannini). Posteriormente, no dia 22 de fevereiro, lançam o álbum “Musica” (Sony Music).

O período de pausa nas apresentações ao vivo permite que se concentrem intensamente no novo projeto, um trabalho sobre o repertório de Ennio Morricone. Em 2021, Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble são convidados do Festival de Sanremo, onde apresentam uma homenagem ao maestro.

Em palco, os Il Volo apresentam originais e versões de clássicos de diferentes inspirações e épocas, como “Hallelujah”, “The Sound of Silence” ou “Amazing Grace”. Após esgotarem o anfiteatro da Aula Magna é agora no MEO Arena que o público português poderá reencontrar-se com os Il Volo, num espetáculo emocionante e apoteótico, a 14 de dezembro de 2025 no MEO Arena, em Lisboa.