Já podes ouvir o novo álbum conceptual dos Opeth [STREAMING]
Os Opeth estão de regresso aos originais com “The Last Will And Testament”.
Os suecos Opeth lançaram, finalmente, o seu novo álbum conceptual, “The Last Will And Testament”. O sucessor de “In Cauda Venenum” é o primeiro disco gravado pelo baterista Waltteri Väyrynen, que ocupou o lugar deixado vago por Martin Axenrot.
O líder da banda, Mikael Åkerfeldt, explicou a inspiração por trás do álbum: «Tenho-me interessado bastante por questões familiares e pela ideia de que o sangue nem sempre é mais espesso que a água. Vi uma entrevista com um homem cuja família se voltou contra ele por causa da herança, e escrevi uma canção sobre isso no último disco. A ideia permaneceu comigo, e depois surgiu a série “Succession”, que adorei. Isso ficou na minha cabeça também. Parecia-me um tópico interessante que poderia ser explorado de várias formas.»
Mikael diz ainda que “The Last Will And Testament” é um «disco conceptual, uma jornada musical inquieta que reflete a minha relação com a música enquanto consumidor. Apanho algo aqui, descarto algo ali. Venero e odeio a música ao mesmo tempo. Esta ambivalência leva-me a um caminho criativo próprio e, de repente, uma coleção de músicas está escrita. No melhor dos cenários, estas músicas são boas o suficiente para impressionar a banda. Boas o suficiente para a indústria. Boas o suficiente para vocês?!»
Acrescentando, «adoro este disco. Tenho de dizê-lo (escrevê-lo). Talvez até me sinta orgulhoso? Há alguns ingredientes familiares nele, suponho. A maior parte da nossa música surgiu da mesma fonte, por isso não será uma grande surpresa se soar a ‘nós’. Estou um pouco em êxtase com o que fizemos com ‘The Last Will And Testament’. Parece um sonho. Existe uma coerência e uma habilidade de composição, espero eu, mas o que é que eu sei? Tendendo a preferir o estranho ao óbvio, mas sinto que estou em minoria, e tudo bem. Então… aviso justo! Não esperem uma euforia instantânea (como de costume), mas se a conseguirem logo (já a conseguiram?) é óptimo também!»
O Roma Inversa fez uma review exaustiva ao novo álbum, dizendo: «No geral, é um trabalho muito mais pesado do que o seu antecessor, “In Cauda Venenum” de 2019, nem que fosse pelo tão badalado regresso dos vocalizos death metal de Mikael Åkerfeldt, um elemento ausente dos discos dos suecos desde “Watershed” (2008). […] Ainda assim, diante de “The Last Will & Testament” é impossível não emergir imediatamente a sensação que estamos diante de uma obra-prima para colar ao lado do fulgurante período de “Still Life” a “Ghost Reveries”. Em “The Last Will & Testament”, os Opeth abdicaram de melhorar a há tanto tempo desejada convergência entre o death metal e o mais assumidamente declarado prog rock dos anos 70 e fizeram algo completamente diferente. No §1 isso faz-se com maior subtileza, com contrastes dinâmicos menos abruptos e, acima de tudo, pela harmonização do alargado espectro vocal de Mikael Åkerfeldt.» Pores ler a review completa aqui.
“The Last Will And Testament” já está disponível para compra e audição integral nas plataformas de streaming.