Quantcast
Jason Bonham encontrou fitas que podem conter material inédito dos Led Zeppelin

Jason Bonham encontrou fitas que podem conter material inédito dos Led Zeppelin

Rodrigo Baptista

As fitas fazem parte do arquivo do malogrado John Bonham, baterista dos Led Zeppelin e pai de Jason.

Jason Bonham colocou a internet em alvoroço ao referir que encontrou várias fitas reel-to-reel que podem conter material inédito dos Led Zeppelin. A revelação foi feita numa entrevista ao podcast The Vinyl Guide.

«Eu sei que encontrei um monte, uma caixa de fitas reel-to-reel em casa, da última vez que estive lá. Mas preciso de colocar a máquina a funcionar e conectá-la, algo que… vou guardar para o YouTube, do género “Vamos colocar isto a funcionar. Vamos descobrir se temos alguma coisa que ainda não foi lançada.” Porque elas não estão marcadas, isso é o melhor. Ou apenas se deterioraram. Podes até colocá-las na máquina e ela apagar tudo no momento em que pressionas o botão Iniciar. Acho que eles tiveram que fazer isso quando estavam a fazer a mistura de Knebworth. Eles só tinham as fitas U-matic e tiveram que “assar” a fita para preservar o que lá estava.»

O processo de tape baking (assar/ cozer fita magnética) é algo bastante utilizado na recuperação de fonogramas gravados em fita magnética e consiste em colocar a fita magnética a altas temperaturas com o intuito de remover a humidade acumulada na liga. Este processo permite recuperar temporariamente a informação magnética contida na camada de óxido de ferro, antes desta reabsorver a humidade.

Dispara o player para ouvires o podcast completo.