Jason Newsted: «Não conseguia tocar o material dos Metallica»

Jason Newsted: «Não conseguia tocar o material dos Metallica»

Redacção

Jason Newsted deixou os Metallica há duas décadas após 15 anos com a banda. Depois de algumas operações aos ombros, o baixista admite que já não tinha condições físicas para continuar.

Jason Newsted falou desassombradamente sobre a sua saída dos Metallica numa entrevista para o Florida Daily Post realizada em Fevereiro de 2020, mas que só recentemente foi partilhada no YouTube. O baixista diz ter realizado uma série de cirurgias nos dois ombros que, inicialmente, o deixaram incapaz de tocar: «As cirurgias atrapalharam. Continuei a tocar o melhor que pude, mas nunca fui capaz de voltar totalmente. Estou, tipo, 90 e poucos por cento recuperado. Mas não conseguia tocar o material dos Metallica…».

O tempo foi passando, mas Newsted perguntou-se inúmeras vezes – ‘E se? E se tivesse ficado [na banda]?‘. As dúvidas foram muitas e o medo também. O músico sublinha que o apoio da família foi determinante para conseguir seguir em frente. «Eles estiveram perto de mim o suficiente. Foram a concertos, viram os bastidores, viram o que aconteceu. E disseram: ‘Nós entendemos. Estaremos por perto por ti’. Mas todos os outros diziam: ‘Estás a deitar fora dezenas de milhões de dólares? Por que farias isso? Por que sairias da maior e melhor banda de todos os tempos?’».

Agora que já lá vão 20 anos, Newsted está em paz com a sua decisão. «Demorou anos para que esse assunto ficasse para trás. Tive outras duas ou três vidas desde que saí daquela grande coisa que me deu tudo. Nunca vou falar uma palavra má sobre isso ou sobre a banda. Eles deram-me uma oportunidade, uma vida, e eu trabalhei o máximo que pude».

Quanto à música, Jason Newsted não pode aventurar-se por coisas demasiado pesadas ou rápidas, por uma questão física, mas nem isso parece tirar-lhe o sono. «A música que faço com The Chophouse Band [projecto acústico de Newsted] é o que consigo tocar. E sei que posso tocar isto para sempre. Ou coisas do Johnny Cash, que posso tocar sentado aqui ou deitado ali. Sei com certeza que não consigo tocar da maneira que gostaria de tocar, como nos Metallica, mas não tenho mais físico para fazer isso. Só faço seis concertos por ano [com The Chophouse Band], mas faço-os em condições».

A saída de Jason Newsted dos Metallica foi relatada no documentário da banda de 2004, “Metallica”: Some Kind Of Monster”, que acompanhou os membros do grupo durante os três anos mais turbulentos da sua longa carreira, durante os quais lutaram contra o vício, as mudanças de formação, a reacção dos fãs, o tumulto pessoal e a quase desintegração do grupo enquanto escreviam o álbum “St. Anger”.

Jason Newsted, agora com 58 anos de idade, foi o terceiro baixista dos Metallica, depois de Ron McGovney e do falecido Cliff Burton. Após a saída de Newsted, Robert Trujillo passou a ser o homem das quatro cordas ao lado de James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett. Aperta o play para veres a entrevista completa a Jason Newsted.

EGITANA