Quantcast
Jesuton edita o seu novo álbum “HOJE” em 2024

Jesuton edita o seu novo álbum “HOJE” em 2024

Comunicado de Imprensa
Marina Mole

Conhece o trabalho da cantora, compositora e produtora Jesuton.

Com pouco mais de dez anos de carreira, a britânica nascida em Londres — filha de mãe jamaicana e pai nigeriano — Jesuton, tem uma trajetória na música que parece conto de fadas: viu a sua carreira começar a descolar por incentivo do apresentador da TV Globo, Luciano Huck, quando, em 2012, um vídeo de uma performance ao vivo nas ruas do Rio de Janeiro viralizou.

A partir de então, lançou três discos com a Som Livre: “Encontros” (2012), “Show Me Your Soul” (2014) e o primeiro de canções autorais, “HOME” (2017), que a levou para os palcos do Lollapalooza, em 2018. Em 2023, lançou o EP “BLOOM”, que mistura música e poesia e tem sua primeira canção autoral em português. Para 2024, Jesuton prepara um novo álbum com produção luso-brasileira.

Dona de uma voz que encanta, coleciona parcerias com Seu Jorge e Marcelo D2, além de ter subido ao palco do Prémio Multishow num dueto com Ana Carolina. Passou por vários festivais no Brasil, como o Festival de Verão de Salvador, em 2013, e Rock in Rio, em 2013 e 2019, assim como a Casa da Música, no Porto, em 2018. Recentemente, esteve no palco São Paulo Square, na primeira edição do The Town, em São Paulo. Em fevereiro de 2024, fez a primeira apresentação do novo projeto “HOJE”, no Damas, Lisboa.

Este ano, Jesuton lança o seu primeiro álbum completo em português, “HOJE”, e com ele, traz a consciência negra firmemente para o primeiro plano. A população negra e indígena do Brasil é a maioria, mas permanece cronicamente subrepresentada em posições de poder e influência socioeconómica. Criado para ancorar e elevar a sua comunidade, “HOJE” celebra as mulheres negras – suas vozes, sua resiliência e sororidade. Falando através do seu próprio estilo de afropop brasileiro, o álbum emocionante e urgente afirma as mulheres negras globalmente como as ondas sísmicas da revolução na sociedade, assim como Angela Davis previu.

«Meu trabalho é meu canal de comunicação com os meus ancestrais, e como me conecto com quem preciso ser», enfatiza Jesuton.

“HOJE” é uma jornada musical de alta energia feita para a pista de dança. É uma carta de amor para géneros musicais frequentemente marginalizados e feitos por comunidades negras ao redor do mundo, e celebra as forças que os unem. “HOJE” traz uma mistura pulsante de batidas que cruzam oceanos, mas são unidas pela ancestralidade. No palco, o seu show é centrado no baile funk brasileiro, afrobeats nigeriano e dancehall jamaicano, passando pelo drum and bass e UK garage de Londres dos anos 90. Com todas as músicas cantadas em português, e com algumas intervençoes em inglês, a rica herança de Jesuton nunca esteve tão sob o seu comando. Juntando-se à sua visão, o novo álbum de Jesuton apresenta uma constelação de estrelas em ascensão tanto na cena nacional brasileira quanto na comunidade lusófona mais ampla, que será revelada ao longo do ano.


arda