Quantcast
Joy Division Juntos para Celebrar Ian Curtis

Joy Division Juntos para Celebrar Ian Curtis

Redacção
Kevin Cummins

Os quarenta anos que passam da morte de Ian Curtis serão celebrados no evento Moving Through the Silence: Celebrating The Life and Legacy of Ian Curtis. Bernard Sumner e Stephen Morris vão juntar-se para lembrar a arte e a música de Curtis e dos Joy Division e angariar fundos para instituição de saúde mental.

Na próxima segunda-feira, dia 18 de Maio, vão cumprir-se quarenta anos desde que Ian Curtis colocou fim à sua própria vida. Para assinalar a triste efeméride, terá lugar o evento Moving Through the Silence: Celebrating The Life and Legacy of Ian Curtis, descrito como «uma noite especial de música, poesia e conversas para lembrar a vida e o legado do Ian».

Para tornar a ocasião mais especial, Bernard Sumner e Stephen Morris, ambos antigos membros dos Joy Division (formaram os New Order após a morte de Curtis), confirmaram a sua participação e a disponibilidade para cederem entrevistas sobre Curtis e sobre a música da mítica banda. Oriundos de Salford, Manchester, os Joy Division foram um dos primeiros estandartes do movimento pós-punk. O alcance estético da banda extravasou a própria música, universo onde permanece com um estatuto intocável.

Brandon Flowers, por exemplo, também participará, para falar, precisamente, da influência dos Joy Division nos The Killers e no seu trabalho a solo. Maxine Peake e Mark Reeder, dois dos melhores amigos de Curtis, participarão. O evento, transmitido em directo, será apresentado por Dave Haslam no United We Stream. Irá assinalar o primeiro dia da Semana de Consciência da Saúde Mental, no Reino Unido.

Afinal, Curtis sofria de epilepsia e depressão, condições que terão amplificado o seu stress e subsequente suicídio, nas vésperas dos Joy Division embarcarem para aquela que seria a sua primeira digressão nos Estados Unidos, para promover o seu segundo álbum, “Closer”, editado originalmente dois meses após a morte de Curtis, a 18 de Julho de 1980. Curtis tinha apenas 23 anos de idade. O objetivo do evento, além de celebrar a vida e a arte do famigerado músico, é angariar receitas para a Manchester Mind, organização de saúde mental gratuita.

O evento pode ser seguido no facebook da United We Stream GM ou no site unitedwestream.co.uk/. Terá início pelas 20h (horário de Lisboa) no dia 18 de Maio.


arda