Joy Division Juntos para Celebrar Ian Curtis
Os quarenta anos que passam da morte de Ian Curtis serão celebrados no evento Moving Through the Silence: Celebrating The Life and Legacy of Ian Curtis. Bernard Sumner e Stephen Morris vão juntar-se para lembrar a arte e a música de Curtis e dos Joy Division e angariar fundos para instituição de saúde mental.
Na próxima segunda-feira, dia 18 de Maio, vão cumprir-se quarenta anos desde que Ian Curtis colocou fim à sua própria vida. Para assinalar a triste efeméride, terá lugar o evento Moving Through the Silence: Celebrating The Life and Legacy of Ian Curtis, descrito como «uma noite especial de música, poesia e conversas para lembrar a vida e o legado do Ian».
Para tornar a ocasião mais especial, Bernard Sumner e Stephen Morris, ambos antigos membros dos Joy Division (formaram os New Order após a morte de Curtis), confirmaram a sua participação e a disponibilidade para cederem entrevistas sobre Curtis e sobre a música da mítica banda. Oriundos de Salford, Manchester, os Joy Division foram um dos primeiros estandartes do movimento pós-punk. O alcance estético da banda extravasou a própria música, universo onde permanece com um estatuto intocável.
Brandon Flowers, por exemplo, também participará, para falar, precisamente, da influência dos Joy Division nos The Killers e no seu trabalho a solo. Maxine Peake e Mark Reeder, dois dos melhores amigos de Curtis, participarão. O evento, transmitido em directo, será apresentado por Dave Haslam no United We Stream. Irá assinalar o primeiro dia da Semana de Consciência da Saúde Mental, no Reino Unido.
Afinal, Curtis sofria de epilepsia e depressão, condições que terão amplificado o seu stress e subsequente suicídio, nas vésperas dos Joy Division embarcarem para aquela que seria a sua primeira digressão nos Estados Unidos, para promover o seu segundo álbum, “Closer”, editado originalmente dois meses após a morte de Curtis, a 18 de Julho de 1980. Curtis tinha apenas 23 anos de idade. O objetivo do evento, além de celebrar a vida e a arte do famigerado músico, é angariar receitas para a Manchester Mind, organização de saúde mental gratuita.
O evento pode ser seguido no facebook da United We Stream GM ou no site unitedwestream.co.uk/. Terá início pelas 20h (horário de Lisboa) no dia 18 de Maio.