Justin Vernon [Bon Iver] cria guitarra a partir de barril de Whiskey

Justin Vernon [Bon Iver] cria guitarra a partir de barril de Whiskey

Timóteo Azevedo

Justin Vernon dos Bon Iver desafiou o luthier da sua cidade natal a construir uma guitarra desenhada por si. Uma das condições era que a madeira utilizada para a construção do instrumento tinha de ser a madeira dos barris de whiskey da Bushmills Irish Whiskey [marca para a qual Vernon participou numa campanha publicitária].

O luthier Gordy Bischoff aceitou o desafio e transformou o carvalho branco dos barris de whiskey na “The 1608”. Para além disso, utilizou as tampas das garrafas de whiskey da Bushmills para fazer os botões dos potenciómetros de volume e tom dos dois pickups.

A “The 1608” está aberta para licitação num leilão no eBay. A quantia final será doada por Justin Vernon ao Confluence Project, um projecto que pretende criar um centro comunitários de artes na cidade natal do músico em Eau Claire, Wisconsin [EUA].

“O objectivo é voltar pôr a arte no mapa em Eau Claire”, declarou Vernon. “Há demasiados artistas desta área a terem de partir porque o que queremos fazer com as nossas vidas simplesmente não é possível aqui. O Confluence Project é isso: construir um centro que pode ser um núcleo para a arte aqui em Eau Claire.”

EGITANA