Quantcast
Kyle Christner, ex-baixista dos Linkin Park, processa a banda devido a falhas nos pagamentos de royalties

Kyle Christner, ex-baixista dos Linkin Park, processa a banda devido a falhas nos pagamentos de royalties

Rodrigo Baptista

Kyle Christner reclama que não foi creditado, nem recebeu royalties pela sua contribuição no EP “Hybrid Theory”.

O ex-baixista dos Linkin Park, Kyle Christner, entrou com uma ação judicial contra a banda devido a falhas na atribuição de créditos e do pagamento de royalties referentes à sua participação no EP “Hybrid Theory”.

Segundo a ação judicial apresentada no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Califórnia, Christner declara ser “um ex-membro dos Linkin Park que colaborou e gravou inúmeras músicas com a banda“. O músico refere que a edição box set do 20º aniversário do álbum de estúdio marcante dos Linkin Park “Hybrid Theory”, que foi disponibilizada em 2020, contém “muitos faixas” das quais ele foi “um co-criador”, incluindo “Could Have Been”, uma “música que nunca tinha sido lançada de qualquer forma e agora tem quase um milhão de visualizações somente no YouTube.»

Christner refere ainda que «nunca recebeu um centavo pelo seu trabalho com os Linkin Park, nem foi devidamente creditado, mesmo que os seus ex-companheiros de banda tenham saído beneficiados dos seus esforços criativos.»

No processo judicial é referido que o seu nome foi “removido” do EP “Hybrid Theory” quando foi relançado em 2001 como “uma edição do clube de fãs”. Ele também afirma que o box set do 20º aniversário da “Hybrid  Theory” inclui uma reedição do EP original. “Embora Christner já tenha tido a impressão errada de que as suas partes de baixo foram regravadas no EP depois que de ter deixado a banda, após uma análise mais detalhada, identificou o seu baixo na edição do EP incluída no box set“.

O box set, que não dá crédito a Christner pelo seu trabalho no EP, inclui, entre outras coisas, faixas raras e inéditas em três coleções intituladas respetivamente “Forgotten Demos”, “B-Side Rarities” e “LPU rarities”. Christner diz que tocou em “muitas dessas gravações“, como numa demo de “Could Have Been”, uma música lançada pela primeira vez com o box set.

O baixista refere ainda que tocou noutras faixas incluídas nos CDs do box set, como “She Couldn’t”, “Chair” e “Step Up”. De acordo com o processo, Christner terá tocado pelo menos nas faixas 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 de “Forgotten Demos”, faixas 1, 2, 7, 13, 14, 16, 17 de “LPU Rarities” e faixa 7 de “B-Side Rarities”, além do EP “Hybrid Theory”.

A presença de Christner em diversas faixas é evidenciada, entre outras coisas, pelo fato do vocalista Chester Bennington, que se juntou à banda depois de Christner, estar nos vocais.

A banda não emitiu para já qualquer comentário sobre o assunto.