Leah Singer e Lee Ranaldo no gnration: Um concerto, dois espetáculos
Leah Singer e Lee Ranaldo apresentaram um novo espetáculo em homenagem a Lourdes Castro no gnration em Braga.
Uma plateia composta por fãs de Lee Ranaldo, dos Sonic Youth e admiradores de arte, em particular aqueles que apreciam o trabalho da sua esposa, Leah Singer, e da artista plástica portuguesa Lourdes Castro, homenageada pelo casal neste espetáculo sonoro e visual. O evento Contre Jour conseguiu unir e agradar a todos.
O clima era diferente de um concerto convencional. As feições dos presentes eram de curiosidade e, de certa forma, diríamos… apreensão. Às 18h08, apagam-se as luzes e inicia-se uma projeção vintage, transmitida de frente para trás. Instala-se um silêncio típico de espetáculos teatrais, enquanto Lee Ranaldo entra em cena, empunhando a sua histórica e desgastada Fender Jazzmaster, já a ecoar sons estranhamente agradáveis.
Primeiramente, usando baquetas, a guitarra produzia sons que, com a ajuda de pedais de efeitos variados, evocavam uma banda sonora de filme de suspense. A tensão intensificou-se quando Ranaldo recorreu a um arco de violino, causando um clima tenso sobre a projeção ao fundo que ora mostrava obras da artista Lourdes Castro, ora gravações e fotos digitais fixas, geralmente projetadas em tela dividida. Variando o tom da guitarra entre o Lá Bemol e o Si, recorrendo a um capotraste e, por vezes, tocando com as cordas soltas, Lee bailava, transformando a sua guitarra numa verdadeira parceira de dança.
Um dos momentos mais icónicos e esperados da sua apresentação, é certamente quando o músico pendura a sua guitarra numa corda e a gira sobre a plateia. Todos ficam um pouco atónitos a observá-la girar, enquanto as distorções ganham variações sonoras com o movimento.
O espetáculo em si é como um eterno solo da clássica “The Diamond Sea”, da banda que Ranaldo é co-fundador. E isso, para os aficcionados fãs dos Sonic Youth, como nós, é um deleite.
Ao fim do concerto de clima avant-garde, Lee Ranaldo agradeceu curvando-se à plateia e foi aplaudido por longos minutos até deixar o palco com semblante vitorioso. Para muitos, aquele momento marcará certamente as futuras experiências sonoras e visuais.
Carrega para veres a galeria de fotos pela lente do fotógrafo Hugo Sousa.