Led Zeppelin derrotados. Julgamento avança.

Led Zeppelin derrotados. Julgamento avança.

Nero

Led Zeppelin perdem primeira ronda legal da batalha por “Stairway To Heaven”.

Foi em Maio passado que o baixista dos Spirit, que afirma que a introdução de “Stairway To Heaven” foi “roubada” ao tema “Taurus“, dos mesmos Spirit, colocou os Led Zeppelin em tribunal com uma acusação de plágio. Mark Andes diz que Jimmy Page ouviu a frase musical quando ambas as bandas fizeram uma digressão, em 1968, o que Page classificou como ridículo.

Andes e a família do falecido guitarrista dos Spirit, Randy California, moveram um processo contra os colossos britânicos. Os advogados dos Led Zeppelin apelaram junto do tribunal Eastern District Court, de forma a que o caso fosse recusado, pois os acusados são «cidadãos britânicos, residentes em Inglaterra, e não possuem quaisquer propriedades ou quaisquer contactos na Pennsylvania».

O Juíz Juan Sanchez decidiu, todavia, que o caso irá mesmo a tribunal pois, segundo os queixosos, os acusados ganham milhões de dólares na Pennsylvania através da exploração de “Stairway To Heaven” em vendas de CD, download digital, airplay televisivo e na rádio, publicidade, marketing, concertos e outras actuações ou licenciamentos. O Juíz não deu quaisquer explicações sobre a sua decisão e, assim, os advogados dos Led Zeppelin estão impossibilitados de tentar reverter a mesma antes do inicío do julgamento.