Quantcast
LEFFEST’ 18: John Zorn, Chrysta Bell & David Lynch ou Pop Dell’Arte em destaque

LEFFEST’ 18: John Zorn, Chrysta Bell & David Lynch ou Pop Dell’Arte em destaque

António Maurício

O Lisbon & Sintra Film Festival 2018 realiza-se de 16 a 25 de Novembro e a Arte Sonora filtrou os filmes com a nossa temática favorita, a música.

O mundo do cinema volta a reunir-se em Lisboa e Sintra de 16 a 25 de Novembro, data em que se realiza a 12º edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST). O festival de cinema aposta na interligação de propostas culturais diversas: do cinema à literatura, passando pela música e pelas artes plásticas. Deste modo, contará com a presença de estrelas internacionais – nomes célebres no actual panorama do cinema, das artes, da literatura, da música, do pensamento – que irão partilhar o seu conhecimento e experiências, através de conferências, masterclasses, workshops, performances, debates, exposições e espectáculos. Já fizemos o trabalho de casa e filtramos os filmes que se relacionam com a nossa arte favorita, a sonora.

O LEFFEST’ 18 acontece no Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz, MU.SA – Museu das Artes de Sintra, Teatro Nacional D.Maria II e Cinemas NOS Amoreiras. Os bilhetes variam entre os 4€ e os 70€ e podem ser adquiridos (mas não exclusivamente) nas bilheteiras centrais: Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas e Centro Cultural Olga Cadaval.

Vê abaixo a nossa seleção ou consulta a programação completa aqui.

Filme: Blaze
17 Novembro // 18h30
19 Novembro // 21h45

“Blaze” é inspirado na vida de BlazeFoley, a lenda do movimento Texas Outlaw Music, que deu a conhecer estrelas como Merle Haggard e Willie Nelson. O filme entrelaça três períodos diferentes, re-imaginando o passado, o presente e o futuro de Blaze. Os diferentes fios narrativos exploram a sua relação com Sybil Rosen e o impacto que as suas músicas e a sua morte tiveram nos fãs, amigos e inimigos. Culmina num final agridoce, que reconhece os altos e baixos de Blaze e as impressões que deixou nos que com ele se cruzaram.

Evento: Chrysta Bell & David Lynch, Uma Longa História de Colaboração
18 Novembro // 15h00 // Centro Cultural Olga Cadaval
23 Novembro // 19h00 // Cinema Medeia Monumental

Chrysta Bell conheceu David Lynch em 1998, tendo colaborado com ele desde então. A música “Polish Poem” foi co-escrita com Lynch e incluída nos últimos minutos de Inland Empire (2006). Também o seu álbum “This Train” (2011) foi co-escrito com Lynch, assim como o EP “Somewhere in the Nowhere” (2016). Chrysta Bell interpreta Tammy Preston, uma agente do FBI na série Twin Peaks, The Return (2017). O LEFFEST organiza uma sessão especial com a projecção de videoclips de canções de Chrysta Bell (que também integra o júri do festival), escolhidas por si, e uma conversa com a cantora e actriz sobre a sua colaboração com David Lynch.

Filme: Enquanto esta Língua for Cantada
20 Novembro // 18h00 // Cinema Medeia Monumental

“Enquanto Esta Língua For Cantada”, este povo não morre. O planalto de Miranda, único em língua e rico em gente, geografia e tradições que vêm do início dos tempos, tem uma riqueza musical inigualável. Porque não atravessá-lo com Catarina Wallenstein, com rosto de “Madona”, que canta como ninguém, acompanhada pelo extraordinário acordeão de Gabriel Gomes, com rosto de anjo, e seguido pelo burro “Atenor” de pêlo comprido e avermelhado, perfeito exemplar do burro mirandês? Há alguma coisa mais comovente do que a polifonia dos cantantes das Almas de Sendim?

Filme: Ainda Tenho um Sonho ou Dois – A História dos Pop Dell’Arte
20 Novembro // 21h00 // Cinema Medeia Monumental

Com mais de 30 anos de existência, os Pop Dell’Arte pautam-se por uma forte componente eclética e subversiva. Incorporaram na sua música referências como o Cinema, a Performance, a Poesia e toda uma gama de temas que, até à sua criação, nunca tinham sido abordados na música portuguesa. Ainda tenho Um Sonho ou Dois resume o que foram as mais de três décadas de existência desta banda lisboeta, desde os seus primeiros passos no mítico Rock Rendez Vous, até à criação da editora independente Ama Romanta e até aos dias de hoje.

Filme: Vox Lux
20 Novembro // 21h30 // Cinema Medeia Monumental
22 Novembro // 18h30 // Centro Cultural Olga Cadaval

Durante um massacre numa escola, um rapaz problemático aparece numa aula de música, mata o professor à queima-roupa e dispara sobre os alunos adolescentes. Celeste, uma das alunas, recusa-se a ser intimidada e tenta, sem sucesso, chamar a atenção do rapaz, que acaba por a atingir no pescoço. Este incidente terá repercussões inesperadas. Em recuperação no hospital, Celeste dedica-se à música e, numa vigília pelas vítimas, canta uma pungente canção de sua autoria, que de imediato capta a atenção do país. Celeste é assim lançada no mundo do espectáculo aos 14 anos de idade.

Filme: Topsy-Turvy
20 Novembro // 15h30 // Cinema Medeia Monumental

O filme centra-se em finais do século XIX e centrado na preparação de um espectáculo, The Mikado, a ópera cómica com música de Arthur Sullivan e libreto de W. S. Gilbert, que estreou em Londres em 1885 e se manteve por uma longa temporada. No centro do enredo está o conflito entre o compositor e o argumentista durante a concepção da ópera e a decisão de manterem uma colaboração criativa que ficaria na origem das mais famosas óperas do Savoy.

Filme: John Zorn II
17 Novembro // 21h45 // Cinema Medeia Monumental

Depois de ter apresentado Zorn (2010-2017) no LEFFEST’17, Mathieu Amalric traz agora um novo capítulo de um “work in progress”: John Zorn II (2016 – 2018). O filme de Mathieu Amalric sobre John Zorn começou por ser uma encomenda de um canal televisivo europeu. No entanto, o cineasta colocou este primeiro projecto de lado para filmar um retrato muito mais íntimo do músico, um diálogo contínuo entre dois amigos, que não terá nunca um fim. É por isso que, após um primeiro lançamento do filme em 2017, Mathieu Amalric mostra, em 2018, um novo capítulo deste documentário único. A sessão contará com a presença em sala do realizador.

Filme: Piazzola, Los Años Del Tiburón
23 Novembro // 18h30 // Centro Cultural Olga Cadaval

Pela primeira vez, o filho do músico Astor Piazzolla divulga imagens de arquivo do pai, que estiveram na base do retrato cinematográfico de um compositor lendário que mudou para sempre a história do tango. Composto pela justaposição de imagens das esferas pública e privada, este retrato permite ao espectador conhecer a intimidade deste génio.

 


arda