Quantcast
LEFFEST: “Make Freedom Ring – Concerto pela Palestina” angaria fundos para Médicos Sem Fronteiras

LEFFEST: “Make Freedom Ring – Concerto pela Palestina” angaria fundos para Médicos Sem Fronteiras

Comunicado de Imprensa

A 8.ª edição do LEFFEST — Lisboa Film Festival terá lugar de 8 a 17 de Novembro e conta com alguns eventos musicais na programação.

Já se conhece a programação completa de mais uma edição do LEFFEST — Lisboa Film Festival que entre outros destaques conta com os filmes de abertura The Room Next Door / O Quarto ao Lado, de Pedro Almodóvar, Leão de Ouro para Melhor Filme do Festival de Veneza, e “The Brutalist, de Brady Corbet, Leão de Prata para Melhor Realizador.

Celebrando os 500 anos do nascimento de Camões, o LEFFEST organiza Camões em Carne Viva, um programa que combina poesia, música e cinema, com a estreia da cópia restaurada pela Cinemateca de Camões (1946), de Leitão de Barros, seguida de um debate.

O centenário da morte de Franz Kafka será assinalado com o programa especial “A Impossibilidade de ser Kafka”, onde serão apresentadas importantes adaptações cinematográficas das suas obras e será organizado um encontro com o aclamado encenador Krystian Lupa. No âmbito desta homenagem, será exibido o filme “Kafka Vai ao Cinema” de Hanns Zischler, que estará presente para uma conversa. No dia 12 de Novembro, às 18h, o Auditório do Liceu Camões acolherá o concerto “Kafka – (un)musical !”, concebido por Nuno Vieira de Almeida.

O ciclo Palestina parte em busca da memória e da resistência artística palestiniana através do cinema, da poesia e das artes visuais. Para além da exibição de filmes, serão organizadas conversas com Elias SanbarShlomo SandSimone Bitton e Elia Suleiman, entre outros.

Outro destaque vai ainda para o concerto “Make Freedom Ring – Concerto pela Palestina”, com angariação de fundos para os Médicos Sem Fronteiras Fundo Regional para os Territórios Palestinianos Ocupados e países vizinhos afectados pelo conflito. Terá lugar no dia 11 de Novembro, às 21h, no Teatro Tivoli BBVA. “Make Freedom Ring” é um agrupamento de músicos que produz séries de concertos de música clássica com o objectivo de criar um espaço seguro para a elevação das vozes palestinianas, discussão da situação humanitária internacional, e angariação de fundos em nome de organizações que respondam à catástrofe humanitária na Palestina. Os seus concertos contam acima de tudo com renomados músicos a nível internacional, mas também de várias personalidades fora do mundo da música. Neste concerto em Lisboa, com a curadoria do pianista Raúl da Costa, um dos músicos fundadores deste agrupamento, contamos com as participações de Anouar Brahem, António Victorino d’Almeida, Mariam Said, Michael Barenboim, Ricardo Toscano, Shahd Wadi, Anja Lechner, Beatriz Felício, Jayson Gillham, Rasha Nahas, Mais Hriesh, Sindy Mohamed, entre muitos outros. Os bilhetes custam 20€ e estão disponíveis, aqui.

O artista visual de Gaza, Khaled Jarada, também terá a sua primeira exposição em Portugal, apresentada no Teatro do Bairro. Jarada, através da animação e do desenho, retrata metaforicamente as experiências e emoções de quem vive em zonas de conflito.

Na programação musical há ainda um concerto inédito no Teatro Tivoli BBVA, às 21h, de 15 de Novembro do músico angolano Bonga, em homenagem ao político, escritor e poeta Mário Pinto de Andrade. A primeira parte do concerto contará com a leitura de poemas de Mário Pinto de Andrade. No dia 10 de Novembro, às 17h no Teatro Tivoli BBVA, decorrerá o cine-concerto “Cavaleiro da Rosa/Der Rosenkavalier“, uma co-produção LEFFEST – OPART / TNSC. É a história de um triângulo amoroso no meio da aristocracia da Viena de Setecentos, que deu origem a uma das mais célebres óperas de Richard Strauss. Serviu de argumento ao filme mudo de Robert Wiene, figura de topo do expressionismo alemão, que será exibido em cópia restaurada, acompanhado da partitura original de Strauss, interpretada ao vivo pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção do Maestro Pedro Amaral.