Mark Knopfler leva mais de 100 guitarras a leilão, incluindo a Les Paul de “Money For Nothing”
O leilão, que está ser organizado pela Christie’s, vai contar com 120 guitarras de Mark Knopfler.
Mark Knopfler achou que estava na altura de “limpar a casa” e decidiu colocar 120 das guitarras em leilão.
No evento, que será organizado pela Christie’s, vão ser leiloadas algumas das guitarras mais icónicas de Knopfler, como é o caso da Gibson Les Paul de 1983 que o músico usou para gravar “Money For Nothing’” e “Brothers In Arms”, e que também foi tocada no histórico concerto Live Aid em 1985, da Gibson Les Paul de 1959, que se estima que possa atingir um valor entre os 344 000€ e os 574 000€, bem como de um bandolim que pertenceu anteriormente ao músico de blues Yank Rachell.
The Mark Knopfler Guitar Collection | Christie’s Live Auction, London | 31st January 2024@ChristiesInc is delighted to announce the auction of guitars from the personal collection of Mark Knopfler, the celebrated frontman of the iconic British rock band, @direstraitshq.
(1/3) pic.twitter.com/McUzD1vnKi
— Mark Knopfler (@MarkKnopfler) November 21, 2023
25 por cento dos lucros do leilão irão beneficiar várias instituições de caridade, incluindo a Cruz Vermelha, os defensores da vida selvagem, Tusk, e a organização sem fins lucrativos para crianças, Brave Hearts of the North East.
Sobre a decisão de reduzir a sua coleção, Knopler expressou à BBC que já não precisa de todos aqueles instrumentos: «Estou a olhar agora para cerca de 20 guitarras que uso para fazer discos e há pelo menos outras 100 que não serão tocadas. Tivemos ótimos momentos juntos, então estou triste em ver algumas delas partirem – mas ainda tenho o suficiente para tocar. Mais do que o suficiente.»