Quantcast
Membros dos Sex Pistols Respondem a John Lydon, que os Apelida de Mentirosos Imundos

Membros dos Sex Pistols Respondem a John Lydon, que os Apelida de Mentirosos Imundos

Redacção

A novela em torno de “Pistol”, a série de seis episódios sobre os Sex Pistols e que se baseia no livro de memórias do guitarrista Steve Jones, publicado em 2018, “Lonely Boy: Tales From A Sex Pistol”, continua a dar que falar.

Agora, o guitarrista Steve Jones e o baterista Paul Cook insurgiram-se contra John Lydon, depois dos comentários depreciativos deste após ter perdido uma batalha legal pelo direito de usar as canções da banda na série realizada pelo “oscarizado” Danny Boyle.

Jones e Cook argumentaram em tribunal que um acordo que assinaram com Lydon significava que as decisões relativas a pedidos de licenciamento poderiam ser determinadas com base em «regras de maioria».

Lydon, por seu lado, alegou que o acordo de membro da banda não tinha sido aplicado desde a sua assinatura há mais de 20 anos e que «todas as decisões» sobre a utilização de música e imagens dos Sex Pistols tinham sido tomadas com um acordo «unânime».

No entanto, um juiz decidiu no mês passado que o contrato era válido e activo, e que a maioria da banda podia anular o veto de qualquer membro individual.

Numa declaração publicada no seu site oficial, Lydon – mais conhecido como o seu alter ego Johnny Rotten – afirmou que só tinha tomado conhecimento do anúncio de “Pistol” horas antes de este ser feito, e não fazia ideia de como a banda seria retratada no mesmo. Também se intitulou como «a força criativa dos Sex Pistols», para além de ser «o vocalista e compositor principal, o homem da frente».

Agora, Jones e Cook lançaram uma nova declaração na qual contestam a afirmação de Lydon sobre ele não fazer ideia de que uma série estava em curso. «Apesar dos comentários de John Lydon no seu website, reiteramos que ele foi informado da série televisiva “Pistol”, oferecemo-nos para realizar encontros com o realizador e para ele estar envolvido no programa meses antes do início. Ele recusou estas ofertas e entristeceu-se por não se envolver e pelo menos ter uma conversa com o realizador Danny Boyle».

«E, embora a contribuição de John seja justamente reconhecida, as suas afirmações de ser o único membro da banda são difíceis de aceitar. Steve, Paul e Glen iniciaram a banda e esta foi concluída quando John se juntou. Todas as canções do álbum seminal “Never Mind The Bollocks” foram escritas por Paul Cook, Steve Jones, Glen Matlock e Rotten, excepto “Holidays In The Sun” e “Bodies”, que foram escritas por Cook, Jones, Rotten e Sid Vicious. Além disso, “Pistol” é baseado no livro de Steve Jones, “Lonely Boy”».

«John Lydon vendeu os seus direitos para controlar a utilização destas canções nos anos 1990 em troca de dinheiro. Como resultado, existiu um acordo maioritário – pelo que nenhuma parte externa podia ditar a utilização da música da banda. E ter um mecanismo em vigor se um membro estivesse injustamente a bloquear o processo de tomada de decisão – que foi o que aconteceu neste caso. O resto da banda e muitos outros envolvidos na cena punk da época estão todos envolvidos na série. Danny Boyle trabalhou anteriormente com os Pistols e é um cineasta altamente respeitado e vencedor de Óscares. Ele compreende a banda».

Entretanto, hoje, 7 de Setembro, Lydon apareceu no programa do canal britânico ITV, “Good Morning Britain”, onde se lançou numa tirada contra os seus ex-companheiros de banda e Boyle, dizendo: «Mantiveram toda a operação em segredo nas minhas costas… e depois enviaram-nos um pequeno e desagradável e-mail no dia 4 de Janeiro deste ano, dizendo que exigiam a minha permissão [para usar a música]. A questão óbvia para mim é: permissão para quê? Uns dias mais tarde espalhou-se por toda a Internet sobre como isto vai ser um belo documentário sobre o punk, utilizando fotografias minhas e da minha mulher Nora. Eles sabem que ela está doente, isto não é simpático da parte deles fazer isso».

Lydon concluiu a sua declaração chamando «mentirosos imundos» a Steve Jones e Paul Cook por estes terem afirmado que se haviam oferecido para manter encontros com o realizador de “Pistol” a fim de envolver todos os intervenientes na produção da série.

A série “Pistol” centra-se em torno da viagem de Steve Jones desde a sua propriedade no West London Council até à icónica loja de roupa “Sex” que Vivienne Westwood e Malcolm McLaren tiveram entre 1974 e 1976 no número 430 da King’s Road, Londres, um verdadeiro epicentro da cultura punk. Foi a partir daqui que Danny Boyle traçou a relativamente curta mas furiosa ascensão e queda dos Sex Pistols. A série começou a ser filmada a 7 de Março, embora ainda não tenha sido confirmada nenhuma data oficial de estreia.