Quantcast
MEO Kalorama 2023: Estivemos no recinto e há alterações nos locais dos palcos

MEO Kalorama 2023: Estivemos no recinto e há alterações nos locais dos palcos

Comunicado de Imprensa
Inês Barrau

O festival MEO Kalorama abre portas no dia 31 de Agosto com mais um palco, que no total passa a ter 4 palcos num recinto reconfigurado.

Na véspera do início da segunda edição do MEO Kalorama, a organização abriu as portas do Parque da Bela Vista para receber artistas, jornalistas e parceiros no seu Passeio no Parque, uma tradição iniciada na sua primeira edição. No dia 31 de Agosto, é a vez do público poder entrar a partir das 14H00, para três dias, em que a música coexiste com as artes visuais.

Na segunda edição, o MEO Kalorama apresenta um total de 64 atuações distribuídas por 3 dias e 4 palcos, destacando-se a novidade do palco PANORAMA totalmente dedicado à electrónica, cujas atuações começam diariamente às 14H00, horário de abertura do recinto, e só terminam quando as portas fecham, às 02H00 no dia 31 de agosto e à 01H00 nos dias 1 e 2 de setembro. A Arte Sonora esteve no recinto e mostra-te como estão dispostos os palcos. Depois das críticas do ano passado e de alguns percalços com o som e sobreposição de concertos, o Kalorama decidiu reorganizar a disposição de cada palco ( ver mapa em baixo).

Relativamente à questão o colapso de uma das torres devido ao vento forte no palco MEO, a organização diz que está a reforçar todas as infraestruturas e que o alerta laranja irá terminar hoje. A previsão é a do abrandamento do vento que irá dar lugar ao sol e a temperaturas elevadas nos próximos 3 dias e por isso recomendam o uso de protector solar e hidratação. Haverá postos de água gratuita por todo o recinto para o refil das garrafas de água.

Palco MEO

Palco Samsung

Palco San Miguel

A segunda edição do MEO Kalorama31 de agosto, num dia que conta com nomes incontornáveis como Blur, Prodigy, Yeah Yeah Yeahs, M83, Metronomy, The Blaze, José González, a tocar na íntegra o seu álbum de estreia “Venner”, ou a portuguesa Pongo.

Na sexta-feira, 1 de setembro, é dia de Florence + The Machine, com a sua líder Florence Welch recuperada de uma cirurgia recente que a obrigou ao cancelamento de alguns concertos e pronta para a catarse em palco com a Comunidade We Are MEO Kalorama. No mesmo dia atuam Aphex Twin, Ethel Cain, FKJ, Arca ou os portugueses EU.Clides e Capitão Fausto.

Para o último dia, sábado, 2 de setembro, estão reservadas as atuações dos Arcade Fire, Foals, Siouxsie, The Hives, Pabllo Vittar ou do português Dino d’ Santiago.

No total são 64 atuações distribuídas por 3 dias e 4 palcos, destacando-se este ano a novidade do palco PANORAMA totalmente dedicado à electrónica, cujas atuações começam diariamente às 14H00, horário de abertura do recinto, e só terminam quando as portas fecham, às 02H00 no dia 31 de agosto e à 01H00 nos dias 1 e 2 de setembro.

Música, Arte e Sustentabilidade são os três pilares do MEO Kalorama, que à segunda edição duplica a presença de artes visuais no recinto e apresenta a “Cápsula do Tempo”, seis propostas criadas especialmente para o festival com a curadoria da Underdogs. São três os artistas responsáveis por transformar os palcos em peças de arte: o Palco MEO tem assinatura da artista visual e ilustradora Kruella d’ Enfer; o Palco San Miguel da dupla criativa Halfstudio; e o Palco Samsung do designer e artista gráfico Diogo Potes. A mostra inclui também a instalação Via Verde criada pelo designer e artista italiano Fiumani e os workshops colaborativos em stencil da Valorsul, conduzido pela artista plástica Pitanga, e da Rádio Comercial pelo coletivo Unidigrazz, que tem a particularidade de convidar o público a co-criar a obra iniciada por este movimento cultural urbano.

Mantém-se a parceria com a Underdogs, uma plataforma cultural sediada em Lisboa, que engloba uma galeria com dois espaços expositivos, um programa de arte pública, a produção de edições de artista e o desenvolvimento de projetos de arte comissionados. Estabelecida em 2010 e consolidada na sua forma atual em 2013, a Underdogs trabalha com uma lista diversificada de artistas portugueses e internacionais ligados ao universo da arte contemporânea inspirada na cultura urbana, fomentando o desenvolvimento de relações próximas entre criadores, público e a cidade.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Os horários dos concertos podem ser consultados, aqui. As portas abrem sempre às 14H00 e encerram às 02H00 no dia 31 de agosto e à 01H00 nos dias 1 e 2 de setembro.

HORÁRIOS DE BILHETEIRA
31 AGO: 10H00 – 00H30
1 SET: 10H00 – 23H00
2 SET: 10H00 – 22H00

TROCA DE PASSE DE 3 DIAS POR PULSEIRA – JUNTO À BILHETEIRA / WELCOME CENTER
30 AGO: 10H00 – 22H00
31 AGO: 10H00 – 01H00
1 SET: 10H00 – 00H00
2 SET: 14H00 – 22H00

TRANSPORTES
– Serviço gratuito de Shuttles Via Verde, cujos percursos podem ser consultados aqui.
– A parceria com a CP garante vários descontos, assim como horários especiais nas madrugadas de 1, 2 e 3 de setembro.
– A TTSL – Transtejo Soflusa também assegura carreiras extra nos dias 1, 2 e 3 de setembro.
– A Fertagus dispõe de viagens de ida e volta pelo preço promocional de 2€.
– Todas as ligações via Rede Expressos, Carris e Metro podem ser consultadas aqui.

ACESSIBILIDADE

O festival MEO Kalorama acaba de ser distinguido como “Festival Acessível”. O Programa “Festivais Acessíveis” é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação com o objetivo de promover e distinguir práticas inclusivas em eventos culturais de largo espectro, que apresentem condições para a acessibilidade e inclusão de todos os públicos sem exceção, incluindo pessoas com necessidades específicas a nível motor, sensorial e cognitivo, ou ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como grávidas, crianças e seniores.

Este ano, tal como aconteceu em 2022, as pessoas com mobilidade condicionada e as pessoas surdas podem contar com:

– Oferta de bilhete ao seu assistente pessoal;
– Rampas na entrada do recinto, bem como uma equipa para prestar apoio e dar informações à chegada;
– Bares adaptados;
– WC adaptado e não binário na plataforma de mobilidade condicionada;
– Plataforma elevada com boa visibilidade para o palco MEO, energia para carregamento de cadeiras de rodas, taças com água para hidratar cães-guia e cadeiras;
– Espaços nas frentes de todos os palcos, para as pessoas surdas sentirem a vibração da música;
– Informação completa aqui.

PAGAMENTO CASHLESS
O MEO Kalorama é um evento cashless, o que significa que dispensa o uso de dinheiro físico no recinto. A solução para o público da Bela Vista passa por pagar com cartão de débito ou crédito, sendo que este ano o pagamento por MB WAY também é opção.
Quem preferir, pode ativar um cartão Cashless temporário destinado exclusivamente ao consumo no MEO Kalorama (cartão pré-pago e recarregável num dos 4 pontos para o efeito, 3 no interior e um quarto no welcome center à entrada do recinto). Neste sistema, caso o crédito não tenha sido consumido na íntegra durante o festival, o reembolso é uma das vantagens, bastando para isso preencher um formulário online que, após o festival, estará disponível no site reembolsocashless.com.br/meokalorama23 (o período de solicitação do reembolso acontece entre as 06H00 de 03/09/2023 até às 23H59 de 18/09/2023).