Morreu Emmett Chapman, O Inventor do Icónico Chapman Stick
Emmett Chapman, o músico e inventor do exótico e tecnicamente desafiante Chapman Stick, morreu com a idade de 85 anos. A confirmação oficial chegou pela empresa que fundou.
Uma declaração emitida pela empresa de Emmett Chapman, a Stick Enterprises, anunciou que o seu fundador faleceu em casa na passada segunda-feira (1 de Novembro) «após uma longa batalha contra o cancro». Está previsto um serviço fúnebre para 12 de Novembro, e a empresa estará encerrada até 15 de Novembro.
Chapman iniciou a sua carreira musical no final dos anos 60 como guitarrista, actuando ao lado de artistas como Barney Kessel e Tim Buckley, antes de se tornar ele próprio um líder de banda. Pioneiro na técnica “Free Hands”, tapping a duas mãos (tão em voga actualmente), Chapman desenvolveu uma guitarra personalizada de nove cordas – alcunhada como “Freedom Guitar” – através do Stick, um instrumento planeado para optimizar essa forma de tocar cordofones. A forma peculiar de tocar o Stick, em combinação com a sua singular afinação, tornou o instrumento especialmente apto para desenvolver a melodia dos acordes. Para promover o instrumento, Chapman andou numa extensa digressão ao longo dos anos 70 e lançou um álbum, “Parallel Galaxy”, em 1985.
Em 1974, entre Chapman e a sua esposa Yuta formaram a Stick Enterprises, para vender o instrumento a músicos de todo o mundo. Emmet passou as últimas décadas a implementar melhorias e modificações ao instrumento, de forma bastante regular até 2019, conforme documentado numa cronologia de desenvolvimento no website da Stick. O Chapman Stick tornou-se um instrumento bastante apreciado no universo da fusão e prog rock, sendo celebrizado por ases como John Myung (Dream Theater), Alphonso Johnson (Weather Report) e Mike Oldfield. O seu maior apologeta é o soberbo Tony Levin, baixista dos King Crimson e Peter Gabriel.