Morreu Rupert Neve, Lenda da Engenharia de Som

Morreu Rupert Neve, Lenda da Engenharia de Som

Nero

Um dos nomes mais determinantes no desenvolvimento da engenharia electrónica e do áudio, Rupert Neve morreu aos 94 anos de idade.

A notícia foi confirmada no dia 13 de Fevereiro. Rupert Neve, um dos mais sonantes engenheiros de som de sempre e uma lenda do áudio, criador de alguns dos mais conceituados produtos usados na gravação em estúdio, nomeadamente consolas de mistura e outro hardware, morreu aos 94 anos de idade. De acordo com um comunicado publicado no seu website oficial, os seus representantes referem que a causa da morte foi uma pneumonia “não-Covid” que acabou por provocar insuficiência cardíaca.

Nascido em Newton Abbott, Inglaterra, em 1926, Neve foi voluntário no British Army’s Royal Corps of Signals durante a II Grande Guerra, ainda enquanto adolescente. Depois trabalhou em várias empresas e oficinas de electrónica, antes de criar a sua própria marca, a Neve Electronics, em 1961. Logo em 1964 criou o design daquela que se tornou a primeira consola de mistura com base em transístores a ser bem-sucedida comercialmente, um trabalho para os londrinos Phillips Studios que viria a substituir progressivamente os designs de circuitos valvulados usados até aí.

A consolidação chegou na década de 70, com as suas consolas a serem absolutamente determinantes para a textura do som do rock clássico. Talvez a Neve 8028, que residiu no Sound City, em LA, seja a mais famosa. Ainda assim, a sua criação mais importante para a gravação em estúdio terá sido o pré-amplificador Neve 1073, usado para moldar o som dos micros usados na captação e ainda hoje considerada uma das melhores unidades de sempre do género, sendo alvo de clonagem e emulação constantes.

Rupert vendeu a empresa em 1975, mas continuou a trabalhar na área da engenharia de som e a criar designs inovadores para o universo do áudio. Mudou-se para o Texas em ’94 e acabou por fundar a Rupert Neve Designs em 2005. Em ’97 foi premiado com o Lifetime Achievement Technical Grammy .

EGITANA