Munin.Live, Excelente Plataforma de Streaming Musical Chega a Portugal em Março
A MUNIN.LIVE, é uma plataforma internacional de Streaming de Concertos em Vídeo e Áudio de alta qualidade, criada por músicos noruegueses. Esta Startup (criada com fundos europeus) visa permitir que qualquer pessoa possa ver artistas dos quatro cantos do planeta, sem incorrer em despesas de avião, estadias e horas gastas.
A experiência dos concertos “ao vivo” nunca poderá ser substituída pelo streaming, mas o Mundo está a abrir a porta para que as transmissões via Internet nos permitam chegar a mais gente em simultâneo, abrindo caminhos para vendas de merchandising internacionais e incursões (físicas) a outros países.
A cara da Munin no nosso país é um músico familiar aos nossos leitores, o baterista Nico Guedes.
Guedes afirma: «É com muito prazer que fui convidado para ser o Embaixador e Curador da Munin.live, pelo trabalho que tenho desenvolvido tanto na Música como na Realização! Isto quer dizer que para além de ser o porta voz da Munin cá em Portugal, irei convidar e selecionar os artistas que queiram transmitir conteúdos na plataforma, para o Mundo inteiro. A Munin.live está tão empolgada com esta entrada de Portugal, que vai começar a produção de conteúdos em MARÇO, em parceria com a Mobydick Records, assim como irá trabalhar na promoção dos eventos fora de Portugal: uma excelente notícia para os músicos portugueses».
Já há embaixadores em países como a Noruega, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Polónia e Dinamarca, e “viewers assíduos” espalhados pelo resto do Mundo, continuando a trabalhar para expandir para novos países. Para além dos concertos em Live Streaming com uma plataforma de bilheteira online integrada, a Munin.live aposta em conteúdos bastante criativos, como residências artísticas, news vLogs, e concertos com venda de merchandising dos artistas incluído nas compras dos bilhetes para os espetáculos.
Além da garantia de um streaming de alta qualidade, através dos serviços Premium da Vimeo, a Munin.live orgulha-se de oferecer a maior margem de lucro para os artistas, ao contrário das plataformas gigantes no mercado.
Nico Guedes explica: «Esta plataforma atribui 70% da bilheteira para os artistas. E dos 30% que colecta, paga diretamente à SPA..Não cobra nada para transmitir com alta qualidade, e trata da bilheteira online sem custos adicionais. Tem concertos com 1800 bilhetes vendidos, residências artísticas com 400 bilhetes vendidos (estamos a falar de transmissões para todo o mundo e não para Portugal só), e a média de bilhetes ronda os 12€ + IVA».
A AS acredita sobremaneira nesta plataforma. Além dos benefícios supracitados, poderíamos acrescentar o tremendo auxílio que poderá vir a tornar-se para bandas de dimensão mais reduzida ou fora do mainstream.
Afinal, quando tudo “abrir” e assim haverá de ser, mais cedo ou mais tarde, uma banda que saia em digressão numa carrinha, partindo do nosso país, pode vender o concerto aos fãs que cá ficam e desejam acompanhá-la num concerto “fora de portas”, minimizando os efeitos de uma bilheteira física que corra menos bem, por exemplo…
De resto, as bandas nem precisam de se limitar ao formato concerto ao vivo e podem criar outro tipo conteúdos exclusivos.
Os melómanos, podem já testar a plataforma em www.munin.live e ver, entre outros, o concerto que os Budda Power Blues lançaram no passado dia 14 de Fevereiro, disponível até dia 28 de Fevereiro.