Quantcast
Música de Crosby, Stills & Nash Volta ao Spotify

Música de Crosby, Stills & Nash Volta ao Spotify

Samuel Silva

Na sequência do ultimato de Neil Young ao Spotify, Crosby, Stills e Nash retiraram o catálogo musical do Spotify.

No início do ano a questão circulava a controvérsia gerada pela desinformação do maior podcast da plataforma de streaming. O Spotify apostou grande na compra do podcast, “The Joe Rogan Experience” por 100 milhões de dólares, algo que se tem revelado lucrativo. Contudo, no início de 2022 Neil lançou um ultimato: «ou a minha música ou o podcast de Joe Rogan», alegando que o último servia de meio de dissimulação de desinformação sobre o COVID-19.

Pouco tempo depois, vários artistas aliaram-se a Young contra a plataforma retirando os seus catálogos e reacendendo o debate sobre a própria relação do Spotify com artistas musicais.

Crosby, Stills e Nash foram uns desses artistas, afirmando em Fevereiro que «apoiamos o Neil e concordamos com ele no facto de haver desinformação perigosa no podcast de Joe Rogan no Spotify», rematando: «até ação real ser levada a cabo para mostrar que a preocupação com a humanidade se equilibra com o comércio não queremos que a nossa música, ou a música que fizemos juntos esteja na mesma plataforma.»

No entanto, a música de Crosby, Stills e Nash voltou à plataforma neste mês de Julho. Perguntado sobre este regresso no Twitter, David Crosby respondeu que «eu não sou dono dela [música] e as pessoas que o são, estão no negócio para fazer dinheiro».