Quantcast
Neil Young With Crazy Horse: “Early Daze” – Uma Coleção Histórica Das Primeiras Gravações

Neil Young With Crazy Horse: “Early Daze” – Uma Coleção Histórica Das Primeiras Gravações

Comunicado de Imprensa

Data de lançamento de “Early Daze” está marcada para 28 de junho via Reprise Records.

Há algo de tão histórico nas primeiras gravações de Neil Young com os Crazy Horse que mesmo os fãs mais dedicados de Young e desta banda de eleição não conseguem conter a sua excitação quando são agendados novos lançamentos. “Early Daze”, que será editado pela primeira vez a 28 de junho de 2024, não é excepção e já está a dar que falar. Talvez isso se deva ao facto de a música que a banda interpreta nunca ter sido reunida num só álbum como nesta coletânea. O alinhamento do álbum inclui alguns dos originais mais icónicos de Neil Young, e vários com contribuições do guitarrista da banda, Danny Whitten. Os Crazy Horse são a primeira banda de Young após a dissolução dos Buffalo Springfield, e estabeleceram um dos pontos altos do rock ‘n’ roll no final dos anos 60, quando todas estas canções foram escritas.

A primeira formação dos Crazy Horse contava com Danny Whitten (guitarra e voz), Ralph Molina (bateria e voz) Billy Talbot (baixo e voz) e Jack Nitzsche (teclados, pandeireta e voz). Era uma banda de que se falava imediatamente com grande entusiasmo e que permitia que as novas canções originais de Young encontrassem uma pista aberta para tomarem novas direções. Os seus primeiros espetáculos ao vivo estabeleceram imediatamente um novo padrão para os grupos de rock ‘n’ roll, e com as novas canções originais de Young, como “Dance Dance Dance”, “Come on Baby Let’s Go Downtown”, “Cinnamon Girl” e “Down by the River”, os Crazy Horse conquistaram imediatamente um público febril em toda a América e não só.

Esta nova coletânea das primeiras gravações de Neil Young com os Crazy Horses inclui muitas versões inéditas ou raras pelo que as canções de “Early Daze” soam e parecem ser um novo começo para o rumo que o rock ‘n’ roll tomava no final da década de 1960. A maré estava a mudar em relação a algumas das experimentações psicadélicas das bandas de São Francisco e a avançar para um estilo de composição mais intrincada com bandas que eram capazes de agarrar nos primórdios do folk-rock e encontrar novas formas de o fazer explodir em diferentes cenários. Neil Young With Crazy Horse lideraram esse estilo completamente expressivo de nova música. Abriram as portas a uma grande variedade de novos estilos e permitiram a toda uma geração de músicos encontrar um novo caminho. Em muitos aspetos, essa conquista ainda está a acontecer.

A 28 de junho, serão lançadas edições em vinil preto, CD e digital. Uma edição limitada em vinil transparente, que inclui um poster exclusivo, estará disponível nos retalhistas independentes. O áudio digital de alta resolução está disponível na Xstream Store ©, na NYA e na maioria das plataformas digitais de streaming.

“Early Daze” é uma coletânea de 10 canções que foram um conjunto inigualável de originais que são instantaneamente clássicos, e permanecem assim até hoje. As gravações deste álbum nunca tinham sido ouvidas antes, e ainda soam tão novas como nas suas primeiras encarnações aqui reunidas.

Todas as faixas foram produzidas por David Briggs e Neil Young, exceto “Dance Dance Dance”, produzida por Jack Nitzsche e Neil Young

1. Dance Dance Dance (Incluído em Neil Young – Archives Vol. I.)
2. Come On Baby Let’s Go Downtown (versão inédita)
3. Winterlong (versão inédita)
4. Everybody’s Alone (nova mistura incluída em Neil Young – Archives Vol. I)
5. Wonderin’ (versão inédita)
6. Cinnamon Girl (Mistura mono original em 7”. Editada em 20 de abril de 1970. Inclui um final de guitarra que não existe na versão original em LP).
7. Look At All The Things (versão inédita)
8. Helpless (versão inédita)
9. Birds (Mistura stereo inédita). (Mistura mono editada como Lado-B do single “Only Love Can Break Your Heart”)
10. Down By The River (versão inedita com novas vozes)