Quantcast
Nouvelle Vague celebram 20.º aniversário com várias por Portugal

Nouvelle Vague celebram 20.º aniversário com várias por Portugal

Comunicado de Imprensa

Os 20 anos de Nouvelle Vague vão ser celebrados em Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Figueira da Foz, Albufeira, Fundão e Guimarães.

Os Nouvelle Vague comemoram 20 anos desde o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio com uma digressão mundial e passagem garantida por Portugal com sete concertos agendados de norte a sul do País, incluindo os Açores, já no próximo mês de dezembro. A tour nacional é apresentada pela Symbiose.pt, a editora independente e loja de discos online mais antiga de Portugal, responsável pela edição em exclusivo para o mundo inteiro dos dois únicos álbuns ao vivo do coletivo — “Aula Magna” (2008 2xCD e DVD) e “Acoustic” (2009). Os bilhetes já se encontram disponíveis em todos os pontos de venda oficiais.

A digressão do coletivo em terras lusas tem início a 10 de dezembro no CAE, na Figueira da Foz, segue dia 12 para Albufeira, onde atuam no Palácio de Congressos, a 13 é a vez de subirem a palco em Lisboa, com um concerto no Lisboa ao Vivo – LAV, dia 14 rumam ao Fundão, para um espetáculo no espaço Octógono, a 15 chegam a Guimarães, onde se apresentam na Oficina, e 16 é dia de concerto na Casa da Música, no Porto. Chegado dia 17 dezembro despedem-se de Portugal, com uma curta passagem pelas ilhas, onde atuam no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

20 anos após o lançamento do álbum homónimo que os tornou mundialmente conhecidos, os Nouvelle Vague estão de volta. Marc Collin, cofundador do movimento francês, com o falecido Olivier Libaux, refere que nunca pensou que da ideia ousada de fazerem um tributo à escrita de canções da era pós-punk com bossa nova, nascesse um verdadeiro fenómeno de reinvenção e criatividade global como aconteceu. A influência dos Nouvelle Vague é inegável, com as suas versões de canções a encontrarem novos públicos e a inspirarem outros artistas. O projeto fez nascer uma nova forma de se ouvir e interpretar clássicos do pós-punk, algo que dura até aos dias de hoje, razão que levou Collin a voltar a estúdio para a gravação do quinto registo do projeto,“Should I Stay Or Should I Go?”, editado no passado mês de fevereiro.

Mais do que covers, os Nouvelle Vague reinventam os clássicos do pós-punk desde o início dos anos 2000, mantendo a sua melancolia e infundindo-lhes um ar de Bossa Nova, revelando pelo caminho cantores que se tornaram icónicos, como Camille, Melanie Pain ou Phoebe Killdeer. Parte da sua longevidade deve-se ao facto de os Nouvelle Vague raramente se repetirem. Há muito que alargaram o seu mandato para incluir diferentes estilos de música, diferentes tipos de canções, mas sem nunca perderem a essência: não ter medo de arriscar, testar, explorar qualquer estética musical que surja numa sessão de estúdio.

Os bilhetes estão à venda aqui, nos locais habituais e em bol.pt

PROGRAMAÇÃO
10 de dezembro: Figueira da Foz – CAE
12 de dezembro: Albufeira – Palácio de Congressos
13 de dezembro: Lisboa – Lisboa ao Vivo LAV
14 de dezembro: Fundão – Octógono
15 de dezembro: Guimarães – Oficina
16 de dezembro: Porto – Casa da Música
17 de dezembro: Ponta Delgada – Teatro Micaelense